Diante da atual crise econômica, que aponta diminuição do número de vendas em diversos setores, manter uma carteira de clientes fiéis e ativos está cada vez mais difícil. A estratégia de fidelizar os clientes apenas pelo preço já não é suficiente, visto que eles estão cada vez mais exigentes e mais assediados pela concorrência. Entretanto, segundo o consultor empresarial Silvano Beserra, muitos empresários ainda não dão a devida importância aos clientes, pecando na qualidade do atendimento. “Muitos clientes reclamam do despreparo e mal humor dos atendentes”, adverte.
Para Beserra, o empresário necessita desenvolver uma estratégia para fidelizar e conquistar novos clientes, pois empresas que se mantêm focadas na fidelização garantem um grupo de pessoas que falarão bem da sua marca, com potencial para atração de novos compradores. “Manter um cliente fiel à sua marca, pode ser até cinco vezes mais barato do que conquistar um novo”, ressalta o consultor. Ele destaca que a fidelização do cliente é um processo que exige confiança e, para criar este vínculo, o empresário pode criar ações que visam ajudar os clientes. “O desenvolvimento de e-book, tutoriais, comparativos e a divulgação de informações relevantes, podem ajudar o cliente a desenvolver o seu trabalho ou sanar as suas dúvidas e, assim, criar uma afinidade entre ele e a empresa”, explica.
Ainda segundo o consultor é necessário despertar no cliente o sentimento de exclusividade, com atendimentos diferenciados oferecidos a clientes antigos, presentes, mimos, brindes, garantia estendida e outras ações que mostrem que na sua empresa ele ganha muito mais do que no concorrente. Outro diferencial é o ambiente. O cliente necessita se sentir acolhido, em um espaço agradável, moderno e aconchegante. “Oferecer serviços de internet grátis, espaço para as crianças, gaiolas para pets e estacionamento, são diferenciais que influenciam no momento da compra”, afirma Beserra.
Conhecer detalhes sobre o cliente como gostos e preferências também contribuem para a fidelização, pois mostram o quanto ele é importante para os negócios. Para realizar esse mapeamento, explica Beserra, cadastre todos os detalhes sobre o seu cliente, como data de aniversário ─ para uma ligação de felicitação ─, objetos da última compra, tamanhos, preferências, enfim, todos os detalhes que possam ser importantes para a comercialização do produto. “Coloque-se no lugar do seu cliente e liste todas as ações que você gostaria de receber para voltar a comprar o mesmo produto e no mesmo lugar”, finaliza.