Mais empresas devem investir em 2008



A parcela de empresas que programam investir mais em 2008 é de 53%, superando os 38% que previam o mesmo no ano passado. A proporção de companhias que projetam redução do volume de investimentos caiu de 13% para 9%, em pesquisa realizada no mesmo período no ano passado. Segundo o levantamento, anunciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), as projeções de investimentos em capital fixo para 2008, no período de outubro e novembro deste ano, superaram em otimismo as previsões feitas para esse quesito no ano passado, em relação ao ano de 2007.


Para o segundo semestre deste ano, o empresariado informa que está investindo mais do que no primeiro semestre de 2007, 48% das empresas pesquisadas estão investindo mais, nos últimos seis meses do ano e 15% investem menos. Na pesquisa anterior, em julho deste ano, 42% projetavam investir mais e 19% estimavam patamar menor de investimentos no segundo semestre.


Um dos destaques nas projeções é o quesito faturamento. De outubro e novembro do ano passado para igual período esse ano, aumentou de 71% para 75% a parcela de empresas que prevêem crescimento das vendas, descontada a inflação, no ano que vem. Já a parcela das empresas que projetam diminuição do faturamento manteve-se em 5% do total, no período.


Ainda segundo a fundação, 24% das empresas entrevistadas projetam alta de vendas entre 10,1% e 20%. No ano passado, o porcentual de empresas que estimavam essa taxa de crescimento de vendas era de 16%. Por fim, 6% dos pesquisados projetaram crescer mais de 20% em faturamento no ano que vem – sendo que, no ano passado 5% das empresas pesquisadas apontavam para essa faixa de crescimento de rendas, para o faturamento de 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima