Na tarde de hoje (4) foi realizada a segunda parte do 8º Fórum As Grandes Sacadas de Marketing. Os cases vencedores apresentados foram os da Porto Seguro, Itaipava, Topper, Iveco, Sony Ericsson e destaque agência de publicidade para Almap BBDO.
A campanha Trânsito + Gentil, da Porto Seguro, foi a vencedora na categoria serviços. O case foi explicado pela gerente de marketing Tanyze Marconato. Ela informa que a campanha foi baseada no livro Porque Dirigimos Assim, de Tom Vanderbilt. “O livro detecta um problema: a falta de gentileza no trânsito. Resolvemos focar nesse aspecto”, declara a gerente. A seguradora apresentou uma campanha leve e com humor, com a utilização de atores conhecidos do grande público.
Tanyze aponta como grande sacada da Trânsito + Gentil o fato de a empresa premiar seus clientes com bom comportamento. “Os clientes sem multa em sua carteira tiveram 5% de desconto na renovação do seguro”, afirma. A Porto Seguro também foi premiada pela sua campanha Auto + Mulher.
Coração Manda é o case vencedor da Topper, categoria produtos de consumos diversos. O apresentador, Ricardo Matera, gerente de marketing, diz que a empresa de artigos esportivos tem utilizado de muita irreverência em suas ações. Matera dá um exemplo. “Patrocinamos o clube de futebol Atlético Mineiro e resolvemos que a camisa de treino deveria ser rosa. Depois da reação do clube adversário, o Cruzeiro, com piadas machistas, respondemos que só veste rosa quem pode”.
Matera também lembra que a Topper é a patrocinadora oficial do rugby brasileiro. “Fizemos uma campanha para fortalecer o rugby no País e usamos de muita irreverência. Com certeza, muitas pessoas passaram a ser simpáticas a esse esporte”, finaliza.
Ainda durante a tarde de hoje foram apresentados os cases da Iveco (categoria indústria de caminhões e ônibus) e Sonic Ericsson (aparelho celular). Também foi apresentado o destaque para a Almap BBDO para agência de publicidade.