Mais grandes sacadas de marketing



Na tarde de hoje (4) foi realizada a segunda parte do 8º Fórum As Grandes Sacadas de Marketing. Os cases vencedores apresentados foram os da Porto Seguro, Itaipava, Topper, Iveco, Sony Ericsson e destaque agência de publicidade para Almap BBDO.


A campanha Trânsito + Gentil, da Porto Seguro, foi a vencedora na categoria serviços. O case foi explicado pela gerente de marketing Tanyze Marconato. Ela informa que a campanha foi baseada no livro Porque Dirigimos Assim, de Tom Vanderbilt. “O livro detecta um problema: a falta de gentileza no trânsito. Resolvemos focar nesse aspecto”, declara a gerente. A seguradora apresentou uma campanha leve e com humor, com a utilização de atores conhecidos do grande público.


Tanyze aponta como grande sacada da Trânsito + Gentil o fato de a empresa premiar seus clientes com bom comportamento. “Os clientes sem multa em sua carteira tiveram 5% de desconto na renovação do seguro”, afirma. A Porto Seguro também foi premiada pela sua campanha Auto + Mulher.


Trabalhar fortemente o conceito de uma cerveja brasileira foi o diferencial da campanha da Itaipava. Com o slogan “Uma Cerveja Sem Comparação”, a campanha buscou associar a marca com momentos de descontração. “A Itaipava é uma cerveja brasileira, produzida por brasileiros e consumida por brasileiros. Fizemos uma associação à nossa alegria”, declara Luciana Persoli, coordenadora de marketing corporativo.

 

Luciana acrescenta que a cervejaria também priviligiou a criação de mais produtos. “Por meio de uma pesquisa observamos que o consumidor estava mais exigente e queria uma variedade maior de produtos e embalagens”, ressalta.

Coração Manda é o case vencedor da Topper, categoria produtos de consumos diversos. O apresentador, Ricardo Matera, gerente de marketing, diz que a empresa de artigos esportivos tem utilizado de muita irreverência em suas ações. Matera dá um exemplo. “Patrocinamos o clube de futebol Atlético Mineiro e resolvemos que a camisa de treino deveria ser rosa. Depois da reação do clube adversário, o Cruzeiro, com piadas machistas, respondemos que só veste rosa quem pode”.


Matera também lembra que a Topper é a patrocinadora oficial do rugby brasileiro. “Fizemos uma campanha para fortalecer o rugby no País e usamos de muita irreverência. Com certeza, muitas pessoas passaram a ser simpáticas a esse esporte”, finaliza.


Ainda durante a tarde de hoje foram apresentados os cases da Iveco (categoria indústria de caminhões e ônibus) e Sonic Ericsson (aparelho celular). Também foi apresentado o destaque para a Almap BBDO para agência de publicidade.


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