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Mais vivo que nunca

Interação, essa é a palavra-chave do momento quando se fala em gestão de clientes. Mas, como conseguir isso? Geralmente, quando uma empresa deseja que o cliente interaja, faça parte de um processo, ela cria ações e campanhas de marketing, nas quais possam contar com a participação do público. Esse processo vem ganhando novas formas e estratégias. Com algumas ações de marketing saturadas, o mercado vem buscando passar experiências únicas aos consumidores, proporcionando sensações e memórias ao vivenciar tal momento. Recebendo o nome de live marketing, tais campanhas proporcionam interlocução viva e direta entre marcas e consumidores. Como aponta Tony Coelho, diretor de criação e planejamento da Conceito Live Marketing e diretor regional da Ampro Rio, Associação de Marketing Promocional, os produtos, serviços, valores ou propósitos podem ser compreendidos de forma diferenciada nesses trabalhos e provocar reações dos clientes. “É o marketing ao vivo, em tempo real”, diz.

Mais do que interagir, esse novo consumidor deseja sempre encontrar e comprovar a veracidade passada pelas marcas. O que se torna mais uma razão para a execução do live marketing, pois ao vivenciar uma experiência totalmente diferente das anteriores, terá a possibilidade de analisar se as informações passadas realmente correspondem ao presenciado. “A importância do live marketing está relacionada, sobretudo, à percepção da marca e à criação de laços emocionais e conexões com o consumidor”, adiciona Luís Aniceto Silva Cavicchioli, diretor de estratégia de marca do Banco do Brasil. “É uma oportunidade de reforçarmos a relevância da empresa na vida do consumidor. Combinadas com as mídias tradicionais, essas ações aumentam o recall da marca e sua percepção positiva.”

Criador da Chilli Beans, Caito Maia conta que o live marketing sempre esteve presente nas ações e criações da marca. Só o fato de o cliente poder experimentar todos os produtos na loja, fotografar-se e enviar as selfies nas redes sociais faz com o momento de compra não seja igual aos concorrentes. “Não há regras, é para todo mundo ficar à vontade mesmo. Nossa loja propõe uma experiência de marca”, afirma. De forma similar, na Heineken, as ações são criadas tendo como ponto de partida os próprios clientes e seus comportamentos. “O objetivo é sempre proporcionar uma experiência excepcional para o público”, detalha Chiara Martini, gerente de mídia e conteúdo da Heineken Brasil. Afinal, o relacionamento de uma marca com o público e sua imagem vão muito além de apenas uma propaganda. “São pontos compostos por todas as interações que uma pessoa tem com a marca, principalmente, experiências ao vivo, em que a oportunidade de vivenciar o que a marca propõe e tem como ponto de vista é única.”

Proporcionar uma visão diferenciada do produto também foi o objetivo da Pirelli. Segundo conta Juliana Salvático Vicente, gerente de marketing digital da marca, a intenção era mostrar aos clientes os novos produtos voltados a veículos SUV, a linha Scorpion. Para isso, o projeto Scorpion Journey – na qual ela foi a responsável, foi uma experiência que durou dois dias e envolveu uma expedição por Minas Gerais, passando por terrenos com diferentes características, para que os participantes pudessem testar os produtos. “Como resultado, tivemos 100% de aprovação dos clientes com relação ao evento”, declara. O mesmo criou o Banco do Brasil, cujo objetivo era contar com a participação do público que vai aos eventos que patrocina. Assim, o banco realizou jantares de relacionamento de clientes com atletas das seleções de vôlei e handebol e com pilotos e membros das equipes de Fórmula 1, no GP de Silverstone, na Inglaterra. “Além do Circuito Banco do Brasil, que é um festival itinerante que une música, concurso de novas bandas e campeonato de skate. Durante os eventos foram realizadas ações de meet & greet, onde clientes do Banco tiveram a oportunidade de se encontrar com músicos nacionais e estrangeiros”, lembra Cavicchioli.

E para você, qual a grande vantagem que o live marketing traz para as empresas? Participe da nossa enquete!


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A vez é do cliente

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Relacionamento mais interativo

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