O Makro, rede atacadista brasileira, fechou parceria com o Ibi, administrador de cartões private label e banco especializado em varejo, para o lançamento do novo cartão Makro. Dentre os produtos que envolvem a parceria, serão lançados, numa primeira etapa, um cartão private label e os cartões Makro MasterCard e Visa nas versões nacional e internacional, que serão emitidos instantaneamente em lojas do Makro espalhadas pelo país. As lojas terão quiosques e uma equipe treinada de 350 pessoas para o atendimento e solicitação dos cartões.
A iniciativa está alinhada ao foco da rede em prover soluções que contribuam para facilitar o dia-a-dia dos clientes. O antigo cartão do Makro – que só existia na função private label – representava 14% das vendas da empresa. Com o novo cartão, o Makro pretende expandir este percentual para 40% nos próximos anos. “Vamos atender a uma demanda dos nossos clientes atuais. Além disso, acreditamos que, diversificando a forma de pagamento, atrairemos mais clientes para a nossa base”, afirma Antonio Colmenares, presidente do Makro na América do Sul.
A parceria é um profit-sharing, com participação de 50% de cada uma das duas companhias. O contrato tem duração de 20 anos e o ponto de partida é uma base de dois milhões de clientes do Makro, que hoje possuem o Passaporte Makro. “O Makro decidiu participar diretamente da gestão da operação da parceria com o Ibi para contribuir na adequação do negócio às principais necessidades dos clientes. O produto funcionará como uma alternativa vantajosa de financiamento de capital de giro para nossos clientes profissionais”, explica Colmenares.
A parceria planeja lançar outros produtos no segundo semestre deste ano. “O Ibi sempre procura criar produtos personalizados de acordo com o negócio dos nossos parceiros. Com o Makro não será diferente, queremos colaborar com ferramentas e produtos financeiros que fidelizem os clientes da rede”, afirma Luiz Fernando Fleury, presidente do Ibi no Brasil.