Mapfre anuncia mudanças

0
2
O Conselho de Administração da Mapfre anunciou nessa terça (3), na Espanha, mudanças na sua estrutura, incluindo movimentações na América Latina. De acordo com comunicado da companhia ao mercado, Marcos Eduardo Ferreira, atualmente CEO do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre nas áreas de auto, seguros gerais e affinities, será o novo CEO da área regional Latam Sul. Substituindo Aristóbulo Bausela. A área, que tem sede na Colômbia, abrange ainda Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Já Bausela assumirá o cargo de CEO da territorial Latam, que agrega as regiões Brasil, Latam Norte e Latam Sur, no lugar de Rafael Casas Gutierrez, que irá se aposentar. No lugar de Marcos Ferreira assume Luis Gutiérrez Mateo, atualmente à frente da Mapfre BHDL na República Dominicana.
A nova estrutura obedece ao plano de mobilidade internacional da Mapfre e está em linha com as diretrizes estratégicas e de governança corporativa da companhia. Para “garantir uma transição adequada em todos os níveis da organização e com os nossos sócios, as nomeações terão efeitos somente a partir de primeiro de janeiro de 2017”, informou a empresa.
“Trata-se de um processo ligado à evolução do Grupo, que observa o desenvolvimento da carreira dos seus profissionais e suas necessidades estratégicas nas regiões em que atua”, diz Wilson Toneto, CEO Regional da Mapfre no Brasil. “A transição dos executivos será conduzida com toda a tranquilidade, seguindo as melhores práticas de governança, com respeito ao mercado e aos acionistas. É a renovação natural de uma empresa que apresenta oportunidades globais”, informa.
Formado em economia e contabilidade e com especialização pela IESE Business School, Marcos Ferreira ingressou na Mapfre em 1989 como auditor e fez carreira na empresa. Em 2002, foi nomeado vice-presidente da unidade de vida e previdência; em 2005, assumiu como CEO da Mapfre Nossa Caixa Vida e Previdência, cargo que exerceu simultaneamente ao de vice-presidente comercial de canais estratégicos, no período de 2009 a 2011. Em junho de 2011 foi nomeado CEO do Grupo Segurador BB e Mapfre. 
Luis Gutiérrez é formado em administração pela Universidad Laboral de Málaga (Espanha), onde também estudou ciências empresariais. Há 28 anos na Mapfre, acumulou experiência no setor de seguros em diversas áreas na Espanha, sede do Grupo. Atuou, por um breve período, como diretor corporativo de resseguro na Mapfre Brasil. Em 2012, foi nomeado CEO da Mapfre BHDL Seguros na República Dominicana.