Máquinas que pensam!?

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O que era fantasia virou realidade. Máquinas pensando e agindo como humanos. Longe de ser coisa de livros e filmes, a inteligência artificial vem se tornando algo comum no dia-a-dia das pessoas. O conceito não é novo. Vem de 1956, quando o professor John McCarthy criou o termo para descrever um mundo em que as máquinas poderiam “resolver os tipos de problemas que hoje são reservados para humanos.” Com o avanço tecnológico, isso agora já é possível. Basta pensar em diferentes ações nossas em que a IA está presente, como navegando no Facebook, comprando na Amazon, assistindo filmes e séries no Netflix ou utilizando o Waze.
Por isso, o mercado também vem olhando com entusiasmo as oportunidades que a tecnologia traz para a gestão de clientes. “Com a ´Inteligência Artificial para todos´, as empresas poderão entregar aos clientes experiências muito mais inteligentes, personalizadas e preditivas. Ou seja: ao que tudo indica, o que vimos até agora em IA foi só o começo de uma verdadeira revolução”, comenta Maurício Prado é gerente geral da Salesforce Brasil. Para se ter uma ideia, o relatório MarketsandMarkets apontou que a indústria de IA deve ultrapassar os US$ 5 bilhões até 2020, com um crescimento anual (CAGR) de 53,65%.
O diretor de marketing da Salesforce para América Latina, Daniel Hoe, comenta que os passos da jornada do cliente podem ser executados de forma perfeita com os dados estruturados fornecidos pela Inteligência Artificial. Ele exemplifica que, por meio do reconhecimento de imagens, a IA pode detectar níveis de estoque, analisar tendências de consumo e sugerir produtos com base nas preferências dos clientes. Além disso, ela pode ajudar pequenas e médias empresas a conseguirem novos clientes, ao identificar e priorizar oportunidades com mais chance de fechar negócio. “A Inteligência Artificial está revolucionando os negócios em áreas como vendas, atendimento ao cliente, operações e marketing digital.” Ciente dessa crescente importância da IA para a gestão de clientes, o portal ClienteSA selecionou uma série de artigos e matérias sobre o assunto. Confira:
Se antes as pessoas imaginavam máquinas capazes de aprender com seres humanos, hoje isso já é realidade
Com IA, empresas poderão entregar experiências mais inteligentes e personalizadas
Bancos acreditam que Inteligência Artificial é a chave para uma experiência mais humanizada
Como big data e machine learning podem ajudar a traçar estratégias, otimizar ações e interagir com clientes
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