Autor: João Bosco
O papel do marketing é conectar uma organização ao mercado, de forma a beneficiar o cliente e a empresa. Em termos simples, o marketing é responsável por garantir que a empresa possa abordar de forma única, diferenciada e lucrativa uma necessidade discernível no mercado. Para conseguir isso, o marketing deve ser o porta-voz do cliente e da empresa.
No entanto, a voz do cliente é, hoje, a influência dominante sobre a definição das marcas. Estas não são mais baseadas na promessa de valor desenvolvida pelas organizações. A reputação de uma empresa é agora definida pelas ações e experiências entregues ao cliente.
Isso tornou o papel do marketing muito mais complexo, pois, além de exigir maior conexão com os clientes, passou a envolver outras áreas da empresa, além de demandar a contratação de uma assessoria de imprensa. Esta conexão aumentada também ocorre quando pessoas ou equipes não trabalham no mesmo escritório. Muitas vezes, membros da equipe estão em diferentes locais físicos, por vezes, em outros Países e fusos horários distintos. Ocorre também em organizações que adotam trabalho à distância e/ou flexibilidade de horário.
Neste cenário, como você poderá manter direção, prioridades, coesão, consistência e fluxo de conhecimento, lidando com equipes distribuídas e tarefas que exigem maior complexidade? Daí a importância de inovar sua maneira de trabalhar. Uma delas é que permita que equipes trabalhem juntas, independentemente da localização, de forma fluida e ágil, conectada e altamente produtiva.
Adotar os princípios ágeis – agile principles – requer certa ousadia dos líderes de marketing. Em contrapartida, quem aceitar este desafio terá a oportunidade de liderar o caminho nesta transformação e se elevar acima de seus pares.
A Agile Methodology foi adotada por desenvolvedores de software e é uma alternativa ao gerenciamento de projetos tradicionais. Isso ajuda as equipes a responder à imprevisibilidade e a mudanças ou necessidades de mercado desconhecidas através de cadências de trabalho incrementais e interativas, conhecidas como sprints. Ele fornece uma abordagem alternativa ao desenvolvimento sequencial, pensamento tradicional e planejamento de longo prazo, inspecionando o trabalho em intervalos curtos e regulares, e fazendo os ajustes de curso conforme necessário.
Se pensarmos em tomar o Manifesto Agile de forma análoga para as atividades de marketing, podemos imaginar algo como:
Maior |
Em |
Necessita |
De indivíduos e Interações |
Processos e ferramentas |
Comunicação altamente visual |
De trabalho sendo realizado |
Ao Briefing completo |
Conectar os times diretamente |
De colaboração com os clientes – |
Contratos detalhados |
Acesso instantâneo e fácil (conexão |
De respostas rápidas a mudanças |
Seguir o plano inicial |
Interações espontâneas facilitadas |
A tecnologia deve possibilitar a proximidade pessoal e a funcionalidade de um escritório físico em uma experiência on-line. Se os funcionários e/ou clientes estão separados pela distância física, a tecnologia deve elevar sua capacidade de se envolver, se conectar e alcançar seus objetivos. Essa é a forma que as equipes de marketing deveriam pensar em tempos de conexão aumentada.
João Bosco é VP de desenvolvimento de negócios e sócio da Doxa Advisers.