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Marketing multicanal, um desafio a vencer



Um dos maiores desafios atuais dos profissionais de marketing consiste na gestão e compreensão das interações dos clientes por meio das diferentes tecnologias de marketing utilizadas para impulsionar campanhas de e-mail, mobile, mídias sociais, sites e outros canais digitais. É o que revela estudo conduzido pela Forrester Consulting em nome da ExactTarget, provedora global de soluções de marketing interativo cross-channel.

 

De acordo com a pesquisa intitulada “As Chaves para o Sucesso do Marketing Cross-Channel”, 35% dos profissionais de marketing pesquisados classificaram a gestão de campanhas de marketing cross-channel como um de seus maiores desafios – mesmo com 78% dos entrevistados afirmando que o marketing multicanal é importante ou muito importante para os negócios.

 

O estudo identificou também que o marketing cross-channel está passando por um momento de plena expansão, no entanto, muitos profissionais da área admitem que gerenciar diferentes canais ainda representa grandes dificuldades. A maioria dos entrevistados revelou destinar muitos esforços para compreender as interações cross-channel dos clientes e coordenar a comunicação por meio de múltiplas tecnologias.

 

“O marketing cross-channel requer uma nova abordagem para o marketing digital – que é desenvolvido em torno do cliente, e não isoladamente dentro de equipes diferentes de marketing”, afirma Tim Kopp, diretor de marketing da ExactTarget. “Os profissionais da área devem inovar suas estratégias e adotar uma plataforma integrada capaz de coordenar e gerenciar as múltiplas interações de seus clientes e os dados resultantes, que atualmente influenciam em praticamente todos os processos de compras”, reitera.

 

 

ESTUDO PRINCIPAIS DADOS

– 78% dos profissionais de marketing consideram o marketing cross-channel como importante ou muito importante.

 

– 76% estão interessados em uma plataforma de integração de campanhas para gerir dados sobre clientes e executar operações por meio de todos os canais digitais.

 

– 51% acreditam que as tecnologias de marketing utilizadas atualmente são insuficientes devido à falta de recursos analíticos que ofereçam dados integrados entre as campanhas multicanais,  para melhorar o desempenho de campanhas ou prever resultados.

 

– 44% dos entrevistados afirmam que potencializam campanhas através de equipes isoladas e focadas em canais de marketing individuais, tais como e-mail, mobile, mídias sociais e internet em geral.

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