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A Aba – Associação Brasileira de Anunciantes realiza na próxima terça-feira, dia 2 de março, no Rio de Janeiro, o IV Fórum de Responsabilidade Socioambiental para a Sustentabilidade. O evento vai apresentar e debater os principais aspectos do marketing e da comunicação empresarial quanto à responsabilidade socioambiental para a sustentabilidade global. O fórum também vai mostrar como estes fatores são decisivos para a melhoria da qualidade de vida e perpetuação da sociedade e dos negócios. Além disso, serão apresentados casos práticos e discussões teóricas relacionadas ao tema.

 

O evento será aberto com a apresentação do Cenário e Tendências da Sustentabilidade no Brasil e do case Philips, feita por Renata Macedo, gerente de sustentabilidade da Philips Brasil. Em seguida, Albert Alcouloumbre, diretor de planejamento e projetos sociais da TV Globo, vai falar sobre Comunicação e Sustentabilidade. Na sequência, Bernadete Almeida, coordenadora da ESPM Social, vai ministrar a palestra Sustentabilidade e Responsabilidade Social: a Contribuição da Universidade e a Experiência da ESPM Social.

 

À tarde, Carolina Costa, gerente de relações institucionais do Walmart Brasil, vai apresentar o Programa de Sustentabilidade do Walmart Brasil – considerada a empresa sustentável do ano de 2009 pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Em seguida,Virgínio Sanches, superintendente de comunicação e sustentabilidade da Unimed Rio, vai falar sobre o Case UNIMED Rio. Encerrando as atividades, Flávia Moraes, sócia da Consultoria Gestão Origami e sócia-diretora da FMC Consultoria em Sustentabilidade, vai discutir o tema Sustentabilidade: como estamos e para onde vamos.

 

Serviço
Data: 2 de março
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções do Barrashopping – Av. das Américas, 4666 – Rio de Janeiro/RJ
Informações pelos telefones 0800-124588 e (21) 3385-4096, no site www.aba.com.br ou pelo e-mail [email protected]

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A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes realiza na próxima terça-feira, dia 7 de julho, no Rio de Janeiro, o III Fórum de Responsabilidade Socioambiental para a Sustentabilidade. O evento vai debater os aspectos do marketing e da comunicação empresarial no que diz respeito à responsabilidade socioambiental para a sustentabilidade global. O fórum também vai mostrar como estes fatores são decisivos para a melhoria da qualidade de vida e perpetuação da sociedade e dos negócios. Além disso, serão apresentados cases e discussões teóricas relacionadas ao tema.

 

O evento será aberto com a apresentação do Relatório de Sustentabilidade SOI: Transparência e Equilíbrio para a Sociedade, para as Organizações e para os Indivíduos, feita por Marcos Felipe Magalhães, presidente do Instituto SOI. Em seguida, Amélia Gonzáles, editora do suplemento Razão Social, do jornal O Globo, vai mostrar o case “Jornal O Globo: O Papel da Mídia para a Mudança de Comportamento e Ações da Sociedade em prol da Responsabilidade Socioambiental”. Na sequência, Luis Fernando Nery, gerente de responsabilidade social da Petrobras, vai ministrar a palestra “Petrobras: Negócios Sustentáveis”.

 

À tarde, Nádia Rebouças, presidente da Rebouças & Associados, vai abrir um debate sobre “Comunicação e Sustentabilidade: o que uma coisa tem a ver com a outra?”. Em seguida, Afonso Champi, diretor de assuntos corporativos da Cargill, vai falar sobre “Sustentabilidade: Os Desafios na Convergência das Agendas”. Encerrando as atividades, o público verá a sustentabilidade na prática, com a apresentação de três cases de sucesso. Miguel Dantas, gerente de sustentabilidade da Goodyear Brasil, vai mostrar “A Estratégia da Goodyear: Sustentabilidade”. O segundo case será o “Programa Ambiental Fetranspor”, apresentado por Guilherme Wilson, gerente de meio ambiente da Fetranspor. Arnô Araújo, diretor regional da Natura, falará sobre “Natura e Gestão de Sustentabilidade”.

 

Serviço
Data: 7 de julho
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções do Barrashopping – Av. das Américas, 4666 – Rio de Janeiro/RJ
Informações pelos telefones 0800-124588 e (21) 3385-4097, no site www.aba.com.br ou pelo e-mail [email protected]

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A maior parte dos investimentos realizados pelas empresas na forma de programas de responsabilidade social não se utiliza das ferramentas de marketing social, o que contribui para a baixa eficácia, segundo Miguel Fontes, doutorando em saúde pública internacional pela Johns Hopkins University e diretor da John Snow do Brasil Consultoria. Para o executivo, a principal causa é a distorção feita entre marketing de “causas sociais” e marketing social. “Ao confundir as duas coisas, as empresas acabam por não ter uma referência exata sobre o resultado dos seus investimentos”, considera Miguel Fontes.


Este é um dos temas que o livro Marketing Social – Novos Paradigmas, de Fontes, propõe a esclarecer. Voltada para profissionais do setor público e privado, estudantes e professores universitários, a publicação apresenta o contexto e conceito do marketing social no mundo. Além disso, coloca à disposição ferramentas a serem utilizadas no desenvolvimento de um efetivo plano de marketing social. “Um programa social que não se utiliza das ferramentas de marketing social pode cair no simplismo promocional, atividades puramente assistencialistas e na falta de impacto”, alerta.


Ficha Técnica
Título: Marketing Social – Novos Paradigmas
Autor: Miguel Fontes
Editora: Campus/Elsevier
Páginas: 210
Preço: R$ 55,00

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A Droga Raia acaba de realizar a premiação das instituições filantrópicas que fazem parte da terceira campanha de marketing social integrante do programa “De Mãos Dadas com a Raia”. Iniciada em 2004 e prorrogada até fevereiro deste ano, a terceira fase do programa, que contou com o apoio da Turma da Mônica, acumulou mais de R$ 500.000,00 – montante destinado a doze instituições filantrópicas do Estado de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro.
Para participar da campanha, bastava ao cliente da Droga Raia comprar medicamentos não-tarjados, dietéticos ou produtos de higiene e beleza com seu Cartão Raia. A cada R$ 1,00 gasto na loja, um ponto era acumulado. Ao somar 400 pontos, o consumidor estava apto a indicar a instituição filantrópica de sua preferência.
Feita a indicação, a Droga Raia realizava a doação à entidade, beneficiando cada uma na proporção das escolhas efetuadas. Já o cliente recebia um agarradinho de uma personagem da Turma da Mônica – presente conjunto da Droga Raia e da trupe criada por Maurício de Sousa – como forma de agradecimento pela participação na iniciativa. Ao todo, foram feitas mais de 125.000 indicações e a meta da terceira campanha foi alcançada.
Programa Social – A Droga Raia desenvolve periodicamente o programa “De Mãos Dadas com a Raia” com o objetivo de auxiliar e apoiar entidades sem fins lucrativos que prestam assistência a crianças necessitadas e seus familiares, para melhorar suas condições de vida, saúde e educação. A primeira e segunda edições foram direcionadas a quatro instituições, respectivamente, das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, em 2000 e 2001. Para 2005, em meio às comemorações do seu centenário, a Droga Raia pretende focar sua nova campanha em uma única entidade prestadora de assistência a idosos carentes, situada na cidade de São Paulo.

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