Em novembro, houve um aumento de 0,3% nas vendas totais no varejo da MasterCard Advisors, em ao mesmo período do ano passado, reflexo do atual ambiente econômico, segundo o relatório SpedingPulse. Ainda de acordo com os dados, as vendas do Black Friday não impactaram os gastos do varejo total. O setor de e-commerce brasileiro se mostra proeminente e exibindo crescimento de dois dígitos na comparação ano a ano. Em novembro, as vendas on-line registraram um aumento de 21,5%. “Esse crescimento do e-commerce teve contribuição do Black Friday, especialmente dos setores de móveis e eletrônicos, que avançaram 54,8% em relação ao mesmo periodo do evento no ano anterior.”, explica Sarah Quinlan, vice-presidente e chefe de mercado Insights da MasterCard Advisors.
Nos últimos três meses, as vendas totais no varejo registraram crescimento médio de 1,5%, abaixo da taxa de crescimento de 2,4% observada no terceiro trimestre. Em novembro, dois setores excederam o crescimento total do varejo: drogarias e artigos de uso pessoal. Enquanto combustíveis, vestuário, supermercados, móveis/eletrônicos e materiais de construção tiveram uma taxa de crescimento abaixo das vendas totais. Ainda a respeito deste cenário, dois dos principais índices econômicos desaceleraram: a oferta de crédito e o índice de confiança do consumidor, que apresentou queda de 6.1%. O índice de endividamento das famílias, entretanto, ainda é estável, mas permanece em níveis elevados.
Considerando esses últimos resultados, Sarah Quinlan afirma que “o ambiente econômico se mantém desafiador. Dessa forma, enxergamos um alto nível de incerteza e esperamos volatilidade nos gastos nos próximos meses. No entanto, ainda temos a esperança de que o Natal irá contribuir para o aumento das vendas.”