Matec Engenharia adota solução mySAP

0
10


Para obter uma visão integrada do negócio, a construtora Matec Engenharia investiu R$ 3 milhões na implementação da solução de gestão empresarial mySAP ERP. O projeto, executado em seis meses, foi realizado pelo Grupo Procwork, empresa de serviços de consultoria e integração de soluções de tecnologia da informação (TI).

Com um sistema desenvolvido internamente, que atendia à demanda de aproximadamente 150 usuários, a Matec buscou na solução da SAP as características que estão centradas na visão da empresa, tais como inovação e transparência para o cliente. Responsável por grandes obras, a Matec procurou no mercado uma solução que desse a oportunidade da empresa rever os processos, além de disponibilizar um sistema sem complexidade para que cada usuário pudesse tomar as decisões e realizar os apontamentos com segurança.

“Como a operação da Matec cresceu a passos largos, o sistema que tínhamos internamente acompanhou sua evolução, mas chegamos num limite de desenvolvimento que dificultava a integração entre as diversas áreas da empresa – custos, planejamento, suprimentos, qualidade, financeiro, fiscal e contábil. Diante desse cenário, resolvemos optar por uma solução de ERP (Enterprise Resource Planning) que fosse reconhecida mundialmente, o que garantiria nossa adequação inclusive às operações de clientes e fornecedores que já utilizam a solução da SAP”, comenta Fernanda Marfório, gerente de projeto da Matec.

O controle integrado das atividades, fornecido pelo mySAP ERP desde julho, passou a permitir que a própria operação da Matec executada nas obras passassem a ser otimizadas. Antes, em cada construção realizada pela empresa, era preciso manter um profissional da área financeira para realizar a planilha de medição. Na prática, esse profissional registrava a entrada das notas e dos materiais e passava as informações para a área financeira, que efetuava a baixa no saldo comprometido da obra. Ao final do processo, essa informação era transferida para a área contábil.

Com a solução da SAP, o processo de verificação das informações será reesttruturado de forma a garantir uma melhor eficácia do processo. Este processo será reestruturado e a atribuição da equipe alocada na obra será somente dar a entrada do material direto no ERP. Toda a operação fiscal será transferida para o Escritório Central da Matec, diminuindo o número de pessoas envolvidas na verificação e análise dos processos fiscais.

Além dos módulos de Administração de Materiais (MM), Gestão de Projetos (PS), Qualidade (QM), Finanças (FI), Vendas & Distribuição (SD) e Controladoria (CO), contidos no mySAP ERP, a Matec integrou à solução um módulo desenvolvido internamente, nomeado de Matec (MT), que permite a gestão de alguns processos específicos da cosntrução civil e permite aos clientes o acompanhamento de todo o processo de controle de uma obra em construção via Internet. Com essa facilidade, é possível disponibilizar ao cliente acesso às informações de custos, suprimentos, financeiras e fiscais além do cronograma da obra, assegurando ao cliente que nada será comprado, construído ou alterado sem o conhecimento do empreendedor.