Medley automatiza força de vendas

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Os representantes de vendas da Medley, indústria farmacêutica brasileira, com sede em Campinas, abandonaram desde setembro do ano passado os volantes que preenchiam durante as suas visitas. O trabalho era todo manual, atrasava a chegada de informação à empresa e ainda, se tivesse rasuras, poderia ser inútil, pois não passaria pelas leitoras ópticas. O salto de qualidade aconteceu quando a Medley implantou a solução Automação de Força de Vendas.
Hoje seus 276 representantes, espalhados pelas regiões de São Paulo (capital e interior), Sul, Rio de Janeiro, Norte-Nordeste e Centro-Oeste, estão equipados com o Pocket PC H2210, da HP, fornecidos pela MGI, empresa do mercado de mobilidade. A solução é completada por um software, desenvolvido pela 7COMm. “Antes da implantação, as informações chegavam à Medley uma vez por semana ou até mesmo uma vez por mês, dependendo da região que o representante atuasse. Hoje, os dados chegam à empresa diariamente”, explica Pedro Balista, gerente de informática. A Medley investiu na implantação de toda a solução cerca de R$ 960 mil.
Balista afirma que os pockets, juntamente com o software, aumentaram a rapidez e a facilidade com que os representantes se organizam e fazem suas visitas, podendo inclusive aumentar o número de visitas diárias. Acelerou também a velocidade na obtenção das informações e, conseqüentemente, a tomada das decisões. Através dessas informações, a empresa gera relatórios para acompanhamento e controle dos setores, distritos e regiões.
Os dados chegam na empresa após a comunicação ter sido feita pelos representantes, geralmente no final do dia. “Eles se comunicam e as informações vão para a 7COMm, em dois horários já estipulados. A Medley por via RAS(Citrix), faz a ligação para a 7COMm, e essas informações são transferidas para nós”, explica.
Nos pockets são registradas as informações da farmácia e do médico, sendo estas pessoais e profissionais, como horários de visitas, patologias, produtos prescritos, convênios, entre outros, a agenda dos representantes, as pré-visitas, as visitas já realizadas com suas determinadas observações, a justificativa das visitas previamente definidas e não efetuadas, além dos dias não trabalhados com suas justificativas.
Segundo Balista, a Medley conseguiu padronizar a informação, tanto de ida (para os representantes) quanto de volta (para o Departamento de Visitação Médica da Medley). “Além disso, a velocidade da informação traz o verdadeiro impacto no nosso negócio”, diz. Com a automação houve também um aprimoramento da relação com os clientes da Medley, pois para preencher os dados necessários contidos nos cadastros do sistema, o representante tem que aprofundar suas perguntas, porém, sem ultrapassar os limites dos seus clientes.

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