Melhor previnir do que remediar



Há quase 10 anos no Brasil, a Fnac, rede européia de lojas de produtos de cultura e informação, investiu em um projeto desenvolvido pela Dimension Data, empresa de serviços e soluções para infra-estruturas de TI, para monitorar a performance das aplicações e a disponibilidade do website. O objetivo era simples: se tornar ainda mais competitiva no mercado nacional.

 

Desde então, a Fnac conta com o webfeel, conjunto de serviços que verifica a disponibilidade de websites, coletando dados sobre as páginas, os elementos e transações on-line, detectando falhas e problemas que possam afetar a percepção do usuário ou a conclusão de um negócio. Além disso, a solução também gerencia a performance das aplicações controlando os tempos de acesso e gerando alarmes quando o tempo máximo é atingido.

 

“Sabemos que a indisponibilidade ou lentidão de um serviço é um fator crucial para um negócio que funciona 24h por dia, como é o caso dos negócios web. Ela pode influenciar diretamente sobre resultados de vendas e sobre a fidelização e satisfação dos clientes”, comenta Murilo Carvalho, gerente de produtos da Fnac.

 

Sempre atenta ao nível de satisfação dos clientes, a Fnac estabeleceu limites de peso para links a fim de tornar a navegação mais rápida. Caso alguma aplicação ultrapasse o patamar estabelecido, o webfeel envia alertas para a equipe de TI da empresa informando não só o excedente, como também sugestões para solucionar o problema.

 

“Quando lançamos um banner de uma promoção, por exemplo, por ser uma arte mais chamativa e elaborada, na maioria das vezes é consumida uma alta carga de peso, passando o limite ideal para se manter o bom desempenho. A ferramenta detecta imediatamente o quanto foi ultrapassado para que possamos refazer o banner ou então reduzir o peso de outros links, equilibrando a performance do website”, exemplifica Carvalho.

 

Além de levantar as informações relativas aos pesos dos links, o serviço envia avisos sobre possíveis indisponibilidades do site. “Somos comunicados, via e-mail, na hora exata em que o site saiu do ar. Os profissionais da Dimension Data também identificam a causa da queda, assim, ganhamos tempo para solucionar o problema, agilizando nossa tomada de decisão”, explica Carvalho.

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