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Melhora nos níveis de serviço

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A Ticket Serviços, empresa da Accor no Brasil do setor de alimentação e refeição-convênio, está implantando o software EMC DatabaseXtender, da EMC, para gerenciar a base de dados da plataforma Oracle Applications. A solução viabilizará a operação conhecida como arquivamento de dados, ou seja, a transferência das informações inativas, que já não são relevantes para o negócio, para uma base de dados histórica. Com isso, a Ticket pretende economizar espaço em disco e em aquisições de novos recursos de TI, melhorar a eficiência operacional e, principalmente, os níveis de serviços prestados ao usuário final. “Com o software da EMC, esperamos reduzir os custos de armazenamento do ambiente Oracle em cerca de 40% nos próximos anos”, assinala Eliane Aere, diretora dTecnologia da Ticket Serviços.
Além de fornecer o DatabaseXtender para a Ticket, a EMC implantará a ferramenta, tarefa que será realizada em conjunto com a Oracle, parceira da EMC nesse projeto. Outra responsabilidade da empresa no projeto são os serviços de manutenção do software. Os trabalhos para colocar o software rodando já começaram. Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano a equipe da EMC e os profissionais de TI da Ticket realizaram a prova de conceito do software e os testes do programa. O término da instalação do programa está previsto para maio.
Uma das razões que levaram a Ticket a desenvolver esse projeto, baseado na ferramenta da EMC, foi o crescimento vertiginoso das informações em sua base de dados. Isso começou a ocorrer em razão do avanço dos negócios da empresa no País. Atualmente, a companhia possui um leque de 50 mil empresas clientes, 4,5 milhões de usuários e uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados. “A base de dados do Oracle vinha crescendo cerca de 20 gigabytes por mês. Para sustentar este crescimento precisávamos gerenciar adequadamente as informações, com o intuito de evitar riscos operacionais”, explica Eliane.
A economia nos custos de armazenamento não é a única vantagem que o software de gerenciamento de informações da EMC trará à Ticket. O programa oferecerá segmentação dos dados, uma melhor administração do backup e uma redução do tempo da recuperação de dados. “Com o DatabaseXtender vamos dividir o nosso repositório de dados em duas frações. Numa delas serão colocadas as informações ativas, aquelas que são acessadas diariamente pelos usuários internos. E, na outra, os dados históricos”, explica Eliane.
Depois de segmentadas, as informações serão distribuídas entre as unidades de armazenamento. “A idéia é colocar os dados ativos numa plataforma robusta e de alta performance e a base histórica em unidades menores de armazenamento”, argumenta a executiva. Todos esses procedimentos deverão ajudar a Ticket a administrar melhor seus recursos de armazenamento e a otimizar os recursos de TI da organização.

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