Melhoras nos serviços ao cidadão



O Governo do Acre investiu em um projeto para otimização dos sistemas da informação com a IBM, o qual permite a integração de aplicações e a criação de uma infraestrutura de dados compartilhada. Antes desta implementação, os cidadãos tinham de recorrer a diferentes órgãos do governo para obter e retirar documentos – como RG, carteira de trabalho ou título de eleitor, bem como para requisitar serviços.


Para agilizar essas atividades, o governo adotou uma solução unificada, que reúne todos os processos em um único ponto de serviço e, orquestra todas as operações relacionadas de uma forma mais eficiente. Implementada pela BRQ, a solução da IBM permitiu a organização do processo de atendimento no formato multiserviço, que consolida as informaçoes necessárias para a execução do atendimento.                       


A iniciativa também contou com a implementação, conduzida pela Scala IT Solutions, de um banco de dados único e confiável do cidadão para atender às demandas de informações comuns das pessoas, necessárias para a execução dos serviços em diversos departamentos e agências do Estado.


Em operação desde o final de 2010, o sistema auxiliou na redução do tempo de atendimento ao cidadão em 97%, ao mesmo tempo em que aumentou a eficiência das interações entre governo e população, minimizando os processos burocráticos. O sistema também dá acesso a informações valiosas sobre preferências dos cidadãos, que podem ser usadas pelo Estado em seu planejamento estratégico. Sendo assim, com base nos dados coletados pela solução, os órgãos poderão tomar medidas pró-ativas que irão apoiar o crescimento do Estado do Acre de forma organizada e eficiente.


“O novo modelo de entrega de serviços permitiu ao governo focar nas necessidades dos cidadãos. Com a racionalização dos processos, o Estado passou a contar com uma visão única de cada cidadão, o que gera uma série de benefícios para a população com maior qualidade nos serviços, e também para a administração pública, que passa a operar de forma mais eficiente e econômica”, afirma Kátia Dotto, líder do projeto e Chefe da Divisão Reengenharia do Governo do Estado do Acre.


“A solução é composta por modelagem e ferramentas de análise de dados, e utiliza os softwares Infosphere e Websphere, suportados pela plataforma IBM Collaboration, para apoiar uma maior integração entre os cidadãos e o governo. Essa maior interação permite o planejamento de iniciativas antecipadas para suprir as necessidades da população”, explica Rafael Osório, Arquiteto de softwares de colaboração da IBM Brasil, que atuou como responsável técnico na elaboração e acompanhamento do Projeto junto ao Acre.
O Estado do Acre conta com mais de 700 mil habitantes. O setor de serviços é o principal componente do PIB, representando 66% do total.



 

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