Melhoria na inteligência de compra e venda

0
2
Com mais de 12 mil produtos e marcas sendo comercializados em mais de 20 lojas próprias, o Tenda Atacado passou a se apoiar na análise estratégica de dados (Business Intelligence) para a manutenção do crescimento das atividades e, desde 2008, utiliza a ferramenta de Business Discovery QlikView. Em 2012, evoluiu sua estrutura e adquiriu um aplicativo de varejo, desenvolvido pela Nórdica Software também com o QlikView. Sendo que algumas áreas do negócio, como relacionamento e gestão dos fornecedores, são embasadas nas análises geradas pela ferramenta. “Hoje eu consigo criar estatísticas de vendas extremamente relevantes para os meus fornecedores e, a partir disso, negociar com eles melhores condições de comercialização, que consequentemente serão repassadas para o meu consumidor.” explica Pedro Olavo Filho, diretor de TI do Tenda Atacado. 
A identificação dos hábitos do consumidor também permite que o Tenda Atacado otimize a sua demanda de compras, direcionando as previsões de vendas a partir de embasamentos numéricos e estatísticos. “Nosso cliente é um hibrido de consumidor final e empresas de médio-porte, e o QlikView nos ajuda a segmentar o perfil de compras de nosso cliente por categoria, o que facilita não só o nosso planejamento de estoque como também o direcionamento das ações de marketing e promoção”, afirma o executivo. “Ao avaliar a evolução de vendas de cada item, consigo replicar as promoções que deram certo. A segregação por região também me ajuda a identificar as demandas locais, e assim eu sei exatamente onde e quando fazer uma promoção de um determinado produto, para que ela tenha maior assertividade.”
O aplicativo de Varejo utilizado pelo Tenda Atacado tem como diferencial a extração simplificada e a leitura dinâmica das informações armazenadas no sistema de gestão SAP da companhia, eliminando a necessidade de utilização de planilhas. O sistema já prevê análises e cálculos específicos da indústria varejista, possibilitando o acesso a dashboards com indicadores atualizados em tempo real que contemplam índices de toda a cadeia de compras e vendas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLiderar e saber mudar
Próximo artigoComo conquistar um cliente infiel?