Pesquisa da Fecomercio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo realizada no dia 05 de dezembro e que ouviu 1.113 consumidores nos principais pontos de fluxo na capital paulista, mostra que 60% pretendem presentear neste Natal. Embora o universo seja inferior ao de 2007, quando 66% dos consumidores tinham essa intenção, o preço médio do presente subiu de R$ 46 em 2007, para R$ 93,3 este ano.
Cerca de 36% dos consumidores pretendem gastar mais neste ano. Quando indagados com quem, os filhos aparecem em primeiro lugar, com 31%. Em seguida, estão namorados (26%), mães (20%), parentes e amigos (15%) e pais (1%). Vestuários e calçados lideram a lista de itens favoritos para presentear, categoria citada por 61% dos consumidores. Em segundo lugar, ficaram brinquedos (34%), seguido por perfumes e cosméticos (13%).
Na lista dos itens que os consumidores gostariam de ganhar, vestuário e calçados também estão na frente, com 20% da preferência. Aparelho de TV ou som aparecem na seqüência como escolha de 10% dos entrevistados. Em terceiro, eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar roupas, entre outros), desejado por 9%. A intenção de efetuar pagamentos à vista corresponde a 62% dos consumidores. Em seguida aparece o cartão de crédito com 35% e cheque pré-datado com apenas 1%.