Os comerciantes paulistanos esperam queda de 6% nas vendas no Dia das Mães em relação ao ano passado. A previsão é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir de sondagem realizada dias 5 e 6 de maio com 115 empresários da cidade de São Paulo. O pessimismo é ainda maior do que o verificado em 2013, quando a perspectiva dos entrevistados era de queda de 4,1% em relação a 2012.
O número de empresários que contrataram funcionários temporários para a data caiu pela metade em um ano, de 16% para 8% do total. Ainda assim, em 2014, três quartos deles admitiram um ou dois trabalhadores, enquanto em 2013, mais da metade havia contratado três ou mais profissionais. Também houve piora na perspectiva de efetivação dos funcionários temporários, de 83% para 63%.
A sondagem mostrou também que parte dos comerciantes (38%) pretende realizar algum tipo de promoção. Entre eles, seis em cada dez devem vender os produtos com descontos especiais. A realização de sorteios e a distribuição de brindes serão maneiras utilizadas por 24% desses empresários e “ofertas relâmpago” por 13%. Vendas parceladas sem juros devem ser utilizadas como estratégia por somente 3% deles.