O serviço de telecomunicações no México é parte importante na integração entre as empresas locais e moradores de todo o país, especialmente depois que a expansão internacional do comércio aumentou a dependência econômica por estes serviços. Os mercados de banda larga, acesso à Internet e telefonia celular tiveram, particularmente, um alto crescimento no país. Diante disso, uma nova análise da Frost & Sullivan sobre o mercado de telecomunicações mexicano revela que este setor movimentou US$ 24,4 bilhões em 2006 e atingirá o valor de US$ 30,6 bilhões em 2011.
“O mercado de serviços de banda larga e acesso à Internet teve uma grande evolução e pode continuar a crescer mais rápido do que a economia geral. Além disso, graças à política de preços mais acessíveis das operadoras, a penetração nas classes de baixa renda e usuários de pequenas e médias empresas (SMB) também aumentou”, explica Victor Hugo Casiano, analista da Frost & Sullivan. “Paralelamente, nota-se o crescimento do uso da Internet em relação aos números do comércio eletrônico”, completa.
O uso deste serviços no setor empresarial também está crescendo a passos largos como no segmento residencial, criando uma alta expectativa no mercado. Por outro lado, espera-se que o segmento residencial mantenha a maior parte na receita do mercado de banda larga e acesso à Internet. A principal tendência é que as operadoras a cabo ofereçam serviços de triple play, enquanto as operadoras de telefonia estão interessadas em oferecer serviços de vídeo.