Merck investe no terceiro setor



O dia 25 de abril marcará uma nova etapa na vida de cento e vinte moradores de comunidades carentes da zona oeste do Rio de Janeiro. Em cerimônia que será realizada na sede da Merck -indústria química e farmacêutica global- em Jacarepaguá, serão entregues os diplomas de conclusão da primeira etapa do Programa de Capacitação para o Trabalho, do Banco da Providência. Entre os formandos estão alunos de três unidades do projeto: Cidade de Deus, Gardênia Azul e Tanque. A Merck é a patrocinadora do programa no polo Gardênia Azul.
 
Realizado desde 2007 com o apoio de instituições e empresas privadas, o Programa de Capacitação para o Trabalho atendeu em 2012 a 592 famílias de diversas comunidades cariocas. O projeto é voltado para as famílias consideradas abaixo da linha da pobreza (com renda per capta familiar de até R$ 140 mensais), e preparam os alunos para a criação de um negócio familiar ou inserção no mercado de trabalho. Informática, gastronomia, beleza, mecânica, corte e costura, hotelaria e construção civil estão entre os cursos oferecidos.
 
O curso é dividido em três módulos, com duração total de até nove meses – conforme a evolução de cada aluno. Na primeira etapa são desenvolvidas as habilidades básicas para o trabalho, assim como o aumento da autoestima e o estreitamento dos vínculos com a família e a comunidade. Na segunda fase são trabalhadas as habilidades específicas na área profissional escolhida. Ao final do terceiro módulo, os participantes são encaminhados para a efetiva inserção no mercado de trabalho, por meio das Agências de Emprego e Agências de Empreendimentos Populares. Ao ingressar no mercado formal ou informal, o participante tem a possibilidade de aumentar a renda per capta familiar acima do indicador da pobreza extrema.
 
“Em 2012 o programa atendeu a 60 famílias em Gardênia Azul, sendo que 40 delas passaram a gerar renda. Uma oficina de corte e costura foi instalada na comunidade, a partir da realização do projeto. A entrega dos diplomas das primeiras turmas também ocorreu na sede da Merck. Foi emocionante constatar o orgulho dos formandos. São moradores de comunidades carentes que estão reunindo suas próprias ferramentas, buscando transformar suas vidas por meio da capacitação profissional. Contribuir com isso é muito gratificante”, afirma Cléo Ferreira, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Merck.
 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima