Mil e uma atrações das assinatura

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Um dos grandes desafios de quem cria uma empresa são os custos que terá para sua manutenção. Principalmente, no quesito clientes. Essa é uma etapa que pode ter gastos desde a conquista à manutenção do público na base. Exige uma demanda constante por parte de qualquer empresa. Assim, serão mais atrativas aquelas estratégias que conseguirem justamente conseguirem diminuir tais custos e trazer bons resultados. Talvez, por conta disso, os clubes de assinatura têm se tornado uma opção para muitos negócios. Ainda mais, porque tal modelo também tem a vantagem de conquista e fidelização fortes. “Os clubes de assinaturas online possuem a grande vantagem de serem direcionados ao público em geral. O que confere a uma maior liberdade para montar ´mix´ e preços, tornando-se mais atrativos aos consumidores”, explica Emmanuel Guinet, COO da Infracommerce, que em sua entrevista exclusiva à ClienteSA comenta mais sobre os benefícios dessa opção de venda. 
ClienteSA: Como o atual cenário do mercado beneficiou o surgimento dos clubes de assinatura? 
Guinet: Um dos principais custos do e-commerce é o de aquisição de clientes. E o que confere rentabilidade a este canal é a fidelização deles com maior nível possível de recompra, sem este custo de aquisição. Portanto, naturalmente as empresas começaram a desenvolver estratégias para incentivar a recorrência de compras. O clube de assinatura se encontra exatamente no cruzamento entre estes caminhos, o que o torna muito atrativo. Isso sem falar dos cases de sucesso no mercado que comprovam a eficácia do modelo. 
Como está esse setor hoje? 
Atualmente, este segmento está em forte crescimento e muitos dos e-commerces mais tradicionais tentam agregar um serviço de clube de assinatura para os seus negócios.
Quais sãos os diferenciais deste segmento que beneficiam as empresas? E os clientes?
São alguns benefícios para as empresas: maior rentabilidade; melhor perspectiva de vendas; possibilidade de trabalhar na operação em um modelo de “cross docking”, sem ter a necessidade de suportar o estoque. Do lado dos clientes, os benefícios são, em geral: condições privilegiadas e a qualidade do serviço prestado. 
Em meio ao ambiente de lojas virtuais, como os clubes podem se diferenciar e conquistar os consumidores? 
Os clubes de assinaturas online possuem a grande vantagem de serem direcionados ao público em geral. O que confere a uma maior liberdade para montar “mix” e preços, tornando-se mais atrativos aos consumidores. 
O que atrai os consumidores a desejarem fazer uma assinatura? 
Em termos de oferta e produto, o diferencial dos clubes de assinaturas online são as condições comerciais e de praticidade. Por exemplo, no caso de produtos descartáveis de uso frequente. 
Como fazer com que permaneçam cadastrados, já que no mercado há diversas opções?
É necessário trabalhar a fidelização, como em qualquer loja virtual. É uma batalha que nunca é ganha e é preciso adotar uma gestão dinâmica do seu clube, para manter a atratividade a partir de ofertas e “mix de produtos”.  
Há cuidados que devem ser levados em conta para que o negócio conquiste bons resultados?
Os cuidados são diferentes e há duas situações: o caso de um “pure player” de clube de assinatura ou se faz parte de um varejo mais tradicional. Porém, de qualquer forma, os desafios são operacionais, sendo alguns deles: logística cross dock; garantia de supply chain. E comerciais: constante renovação das ofertas.

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