MIT e Advus aplicam novos conceitos para negócios

0
12

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a Advus, empresa brasileira de engenharia de software, realizam investigação tecnológica para aplicar o conceito e metodologia de Real Options para a área de TI, com o objetivo de oferecer aos executivos uma base sólida para medição e avaliação de projetos de TI e sua contribuição em termos de valor e risco para o negócio.

A teoria financeira de Real Options assimila projetos de TI com um portifólio de opções do mercado financeiro. Sob essa teoria os executivos de TI conseguem estabelecer o valor que os investimentos da área trarão para a empresa em relação ao negócio, evolução tecnológica, concorrência, prazos e custos ao longo do período de repago do investimento, risco e custo de oportunidade, entre outras variáveis.
O novo modelo de análise incrementa o controle de risco operacional na área de TI. Adicionalmente, um painel de controle permite aos executivos manter o poder de tomada de decisões ao longo do desenvolvimento dos projetos.
O projeto é liderado pelo professor Shlomo Maital, do MIT, e tem o objetivo de constituir um modelo e uma ferramenta para a medição do valor da área de TI e sua contribuição à geração de valor para o negócio. No Brasil, a Advus vem aplicando conceitos e práticas de Real Options na gestão de TI junto a seus clientes corporativos.