Mobile à frente do desktop

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Autor: Gaël Deheneffe
O ano de 2014 foi um período de crescimento para todo o Grupo Match.com, companhia que reúne em seu portfólio sites e aplicativos de dating do grupo IAC/Interactive Corp. Só no terceiro trimestre deste ano a companhia apresentou receita 5% maior do que o mesmo período de 2013. No Brasil, o maior destaque ficou por conta dos sites de nicho. Só o Divino Amor, maior site brasileiro de namoro evangélico, triplicou sua base de assinantes desde 2013. Já o ParPerfeito, maior site de relacionamento do país, cresceu 20% no último ano. O Tinder, aplicativo que revolucionou o jeito de se relacionar, aumentou praticamente cinco vezes mais o número de downloads no Brasil.
No entanto, o principal acontecimento de 2014 é que este foi o ano em que o mobile superou o desktop de vez. E não é para menos, atualmente, os smartphones representam 75% do mercado brasileiro, segundo dados da Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. O ParPerfeito, por exemplo, já sentiu alguns efeitos deste mercado. Hoje, mais da metade do tráfego orgânico da empresa é resultado dos dispositivos móveis. Por essas e outras que, para o Grupo Match Latam, o mobile já se tornou a parte mais importante da companhia e, como consequência, praticamente temos uma nova empresa. Atualmente, todos os esforços (recursos, atendimento, estratégias de marketing, etc) estão voltados para esta área. 
Sabemos que o mercado de aparelhos móveis trará novas possibilidades, mas também outros desafios. Serão novos canais de aquisição de usuários, modelos alternativos de monetização, novas maneiras de impactar nosso público-alvo, mas, em contrapartida, a plataforma tecnologia é mais complexa, o custo de desenvolvimento é maior e o investimento no suporte é mais alto. De qualquer forma, a perspectiva de crescimento para 2015 é positiva. Em toda a América Latina, só com o ParPerfeito, esperamos aumentar nossa base em 30%.
Uma grande parte deste crescimento virá da aquisição de novos usuários, principalmente, no mobile e da otimização dos nossos produtos também nas plataformas móveis. A partir de 2015, 70% dos recursos da empresa estarão focados em fazer crescer nossa participação no mobile. Além disso, testaremos modelos alternativos de monetização dos nossos aplicativos no Google Play e no Apple Store. 
Falar que mobile é uma tendência em diversos segmentos, já não é mais uma afirmativa correta. Qualquer um pode ver que na verdade esse tipo de plataforma atualmente já faz parte da nossa realidade. Hoje em dia, no caso da empresas online, o que determina o sucesso da companhia são duas principais questões: facilitar o uso de seus serviços em todos os dispositivos e ser flexível o suficiente para se adaptar às rápidas mudanças do mercado.
Gaël Deheneffe é presidente do ParPerfeito para a América Latina.