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Mobile já é quase 20% das vendas online

O mobile continua sendo um canal cada vez mais adotado pelos consumidores brasileiros que fazem compras na Internet. Tanto que, no País, 19% das transações feitas no e-commerce foram realizadas via smartphone ou tablet. É o que aponta a pesquisa “Cenário do Mobile Commerce”, realizada no último trimestre de 2015 pela Criteo. Sendo que os celulares continuam sendo os preferidos e responderam por 81% do total das compras feitas a partir de dispositivos móveis.
Outro fenômeno crescente confirmado pelo estudo foi a utilização de múltiplos devices no ciclo de compra. O cross-channel alcançou 52% das transações no e-commerce no Brasil. Sendo que em 19% o consumidor utilizou algum equipamento mobile. A empresa descobriu também que em 52% das transações concluídas em desktops o cliente visitou o site do varejista em pelo menos um outro device antes de finalizar a compra. Com 54%, os tablets atingiram o maior índice entre os usuários que acessaram outras telas até fechar o pedido.
Os números globais do estudo também indicam uma forte tendência no uso de dispositivos móveis no e-commerce. A Criteo analisou 1,4 bilhão de transações online e descobriu que quatro de 10 compras foram realizadas utilizando múltiplos devices. E um terço foi concluída em um equipamento mobile. “Em um terço das compras cross-channel fechadas no desktop, os consumidores acessaram as lojas em ao menos um dispositivo mobile. Nas transações concluídas no mobile, outro um terço dos consumidores também navegaram antes no desktop. Vale ressaltar, mais da metade acessaram apenas mobile browsers ou dispositivos móveis. Os varejistas precisam continuar investindo para assegurar que todos os seus produtos possam ser vistos e comprados em qualquer tela”, alerta Fernando Tassinari, diretor geral da Criteo no Brasil.
“A proliferação do mobile commerce está aumentando o desejo dos consumidores por experiências mais personalizadas. Para serem competitivos, os varejistas já não têm outra opção senão começar a analisar e entender o perfil de comportamento dos consumidores através de múltiplos dispositivos, browsers e apps para oferecer uma experiência de compra mais relevante e customizada”, acrescenta o executivo.
A explosão do m-commerce
Os varejistas que ofereceram uma experiência de compra mobile encerraram 2015 com resultados impressionantes. Para que se mantenham competitivos, os varejistas devem continuar investindo nessa estratégia. Até porque, no quarto trimestre de 2015, as transações mobile registraram crescimento de 15% sobre 2014. Atingindo globalmente 30% de todas as compras no e-commerce. E entre os dispositivos móveis, os tablets alcançaram vendas com ticket médio maior que os smartphones. 
Por outro lado, o smartphone está se tornando o equipamento preferido para compras de m-commerce. Ele já representa 60% das transações mobile nos Estados Unidos. E entre as vantagens que comprar pelo dispositivo é a combinação de melhor capacidade de transação, a possibilidade de acessar a qualquer hora e em qualquer lugar, telas cada vez maiores e o avanço da banda larga. No Japão a na Coreia do Sul, o aparelho já corresponde pela maioria das vendas mobile globalmente. 
Apps de compra aumentam faturamento
Varejistas e marcas que oferecem apps intuitivos e que removem barreiras para fazer compras têm registrado crescimento nas vendas e no ticket médio. Desenvolver um app ajuda a aumentar o engajamento com o consumidor, a conversão e a receita da loja. Dos comerciantes que priorizaram a experiência mobile, os apps representam 54% das transações mobile na indústria varejista e 58% na indústria de viagens. Segundo o estudo, as taxas de conversão nos apps foi 120% maior que os mobile browsers.

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