Mostra Paulista de empresas incubadas abriga soluções inovadoras

0
1

O Brasil é o terceiro incubador de empresas do mundo e o primeiro da América Latina, com cerca de 234 incubadoras no país, revela a pesquisa realizada pela Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançadas (Anprotec). Dentro destas incubadoras, empresas pesquisam e desenvolvem soluções inovadoras, desconhecidas pela maioria da população. Algumas destas invenções poderão ser vistas na 1ª Mostra Paulista de Empresas Incubadas, que acontece de 17 a 19 de setembro paralelamente ao XII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas – Habitats de Inovação, em São Paulo. Serão expostos 84 produtos inovadores de incubadoras, como um aquecedor solar para chuveiro, uma cola-prego, uma nova fonte de energia para o futuro, o laser mais preciso do mundo, entre outros.

O evento reunirá representantes de entidades incubadoras de empresas de todo o País, além de palestrantes internacionais. Seus principais temas serão as políticas públicas, inovação e empreendedorismo. Entre as personalidades do setor, estarão presentes o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, que realizará a abertura do seminário, além de representantes de incubadoras e parques tecnológicos dos Estados Unidos, Portugal, México, Espanha e Israel.

A Majer & Majer, incubada na área de software dentro do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas, Cietec, é exemplo de uma empresa que desenvolveu um programa com o objetivo de desvendar os percalços do subir e descer de índices econômicos, divertindo, educando e orientando o usuário sobre as vantagens e os riscos da aplicações em ações. Trata-se do SHB – Solução Home Broker – traz informações completas e detalhadas das ações negociadas diariamente pela Bolsa de Valores de São Paulo, atualizadas diariamente, aliadas a uma cartilha sobre investimento em capital especulativo e a uma carteira virtual de negócios, que também serve para acompanhar os ganhos e perdas do total investido em ações. Todas as informações fornecidas são explicadas nos mínimos detalhes. E se o usuário for um pouco mais experiente, o programa permite uma avaliação mais completa sobre as transações negociadas na bolsa de valores, antes de decidir em qual papel investir.

“Em relação a outros programas semelhantes no mercado, a diferença principal é que Raio X e informações de mercado de cada ação ficam restritas a uma única tela”, destaca Arnaldo Majer, desenvolvedor do programa. O programa fornece as informações necessárias em linguagem simples, para que o usuário decida sobre o melhor investimento, podendo até fazer simulações de compra e venda. “Nosso objetivo é o mesmo: ampliar e fortalecer o mercado de ações”, explica Majer, que ressalta que não pretende competir com as corretoras, mas impulsionar o mercado de investimento. “Queremos tirar o medo das pessoas de investir e isso só é possível ensinando como o mercado funciona.”

Serão apresentadas ainda soluções para concessionárias de veículos, simulador para aplicações logísticas, software que possibilita o gerenciamento do custo de produção para atribuir preços de venda lucrativos, entre outras.

Informações pelo site www.habitatsdeinovacao.org.br.

Local: Blue Tree Convention Plaza – Avenida Ibirapuera, 2927 – São Paulo.