Movimentação saudável no varejo



Mesmo não sendo tão significativo em termos de sazonalidade para o varejo, o Dia dos Pais é uma boa oportunidade para os comerciantes conquistarem clientes, segundo Fernanda Della Rosa, assessora econômica da FecomercioSP, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. Ela explica que a data é importante por promover uma movimentação saudável. “O comerciante pode aproveitar para realizar promoções que ajudem a reduzir seu estoque de inverno e atrair consumidores, pois muitos irão às lojas para comprar o presente do pai”, completa. Para contribuir com o aumento das vendas, Fernanda dá algumas dicas aos varejistas:

 

– Selecionar produtos

Ao planejar a liquidação, o empresário precisa ter cuidado ao selecionar os produtos que estarão em promoção. Devem ser produtos perecíveis, ou seja, que ficaram em estoque com o fim da estação de inverno. Porém compras efetuadas com grandes descontos, também podem representar boas oportunidades para a realização de liquidações. Outra boa opção para liquidação são os itens de mostruário.

 

– Dimensionar desconto

Grandes descontos podem afetar a imagem da loja, principalmente quando a liquidação acaba e os preços retornam aos patamares normais. Algumas lojas anunciam descontos de 50% ou mais.

 

– Facilite o pagamento
Aproveite para oferecer parcelamento aos consumidores que proporcionam parcelas de menor valor.

 

– Oferecer diversidade de itens

A diversidade sempre foi um importante fator de atração para o consumidor. Produtos em liquidação devem ser oferecidos em quantidade suficiente ao consumidor.

 

– Fazer planejamento financeiro da liquidação

Para oferecer descontos é importante que o empresário tenha conhecimento básico de todos os custos fixos e variáveis que compõe o preço do produto, bem como das margens de lucro previstas.

 

– Avaliar custos com divulgação

Calcule os gastos com publicidade, que é a chave para o sucesso de sua liquidação. A divulgação é, sem dúvida, de grande importância, mas também representa um fator de custo.

 

– Atrair consumidor e convencê-lo a comprar

O tato do vendedor e seu preparo pode fazer a diferença na hora da venda. por isso, o comerciante deve investir em treinamento e capacitação para que o atendimento seja agradável e eficaz. O vendedor deve ser um consultor que domina todas as informações do produto e que atua como um incentivador às vendas.

 

 

Confira também as expectativas da FecomercioSP para o Dia dos Pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima