Movimento do comércio cai durante jogos

0
1


O jogo entre Brasil e Japão, na última quinta-feira (22/06), pela Copa do Mundo, fez com que o movimento do comércio diminuísse 30% em relação à um dia antes (21/06). A comparação não foi feita com o mesmo dia da última semana porque a quinta-feira (15) anterior foi feriado de Corpus Christi. No horário do jogo, das 16 às 18 horas, a queda nas consultas do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chegou a 94,7%. No primeiro jogo, entre Brasil e Croácia (13), a queda durante o jogo chegou a 97%.

O número de consultas ao SCPC foi 6,5% maior até o meio-dia de quinta na comparação com a quarta-feira. Até as 15 horas a queda foi de 13%, entre as 15 e 16 horas, de 74%; e após o jogo, das 18 às 21 horas, de 54%.

O superintendente de Economia da ACSP, Marcel Solimeo, explica que não houve recuperação das vendas após o jogo. “Ou as pessoas se programaram para ir as compras antes do jogo ou realmente houve um menor interesse em acompanhar a partida com o Japão pelo fato do Brasil já estar classificado”. Para a próxima partida, marcada para amanhã (27/06), ao meio-dia, entre Brasil e Gana, o economista estima que a queda nas consultas seja menor ao fim do dia. “Por ser no horário do almoço, acredito que no período da tarde ainda possa haver alguma recuperação das vendas”, adianta Solimeo.