As mulheres franqueadas faturam mais do que os homens franqueados. É o que mostra a pesquisa da Rizzo Franchise, empresa que realiza pesquisas sobre o mercado de varejo e franquias. As franquias tocadas por mulheres apresentaram, no total, um faturamento 32% maior do que aquelas cujos proprietários são do sexo masculino. A rentabilidade média feminina também foi maior: 28% acima da rentabilidade dos franqueados homens.
A pesquisa entrevistou 124 franqueadores (donos de grandes redes de franquias) que apresentaram o faturamento ds unidades franqueadas dirigidas por homens e por mulheres. Eles afirmaram, também, que as mulheres franqueadas acabam sendo referência de sucesso das marcas, pelo fato de serem mais bem-sucedidas.
Segundo Marcus Rizzo, especialista em Franchise e autor da pesquisa, os motivos que levam as mulheres a faturarem mais do que os homens estão nas características da liderança feminina para os negócios. “As mulheres se adaptam melhor aos padrões, são mais organizadas e possuem maior estabilidade com a equipe de funcionários, gerando, assim, menor rotatividade de pessoal”, explica Rizzo. Hoje, no Brasil, há 56 mil mulheres operando franquias (de um total de 1.690 franqueados) e a maioria têm idade entre 36 e 45 anos.