Multicanalidade, questão de sobrevivência!

0
0
Quando o cliente procura por uma empresa, mas, por alguma razão, ela não está disponível, ele não se preocupa, afinal há outras tantas disponíveis, à espera de um espaço e de um momento de atenção. Essa situação, mais do que nunca, deve ser uma preocupação para os negócios, quando se trata na criação de projetos voltados à fidelização do cliente. E, hoje, há muitos meios de conquistar os consumidores, porém, estar presente onde eles estão, no momento em que desejam, talvez seja o grande trunfo na conquista do mercado. Por isso, a multicanalidade das vendas é tão essencial e aumenta sua importância conforme a sociedade vai ficando mais conectada. 
Para o diretor de marketing e vendas da MRV Engenharia, Rodrigo Martins Resende, a venda multicanal já deve ser vista como uma questão de sobrevivência pelas empresas e também de uma oportunidade de estar atento ao comportamento do cliente. “As empresas que não estão disponíveis, não atendem à necessidade do consumidor atual e correm o risco de serem esquecidas por aquelas que estão presentes nos canais utilizados diariamente pelas pessoas”, alerta. Ele ainda acrescenta que o fato de estar em diferentes canais é benéfico tanto para o momento da venda quanto para o pós e permite que o consumidor consiga, por ele mesmo, aproximar-se da empresa e estreitar o relacionamento, pois ao ver que ela disponibiliza meios diferentes de contato, sente maior acessibilidade e facilidade para interação. 
Outro grande atrativo ao cliente é a comodidade, já que possui cada vez menos tempo e disponibilidade para suas atividades e procura, então, por opções práticas de venda. “A fidelização é sem dúvida um dos benefícios dos multicanais, já que quanto mais próximos e disponíveis estivermos dos clientes, maior vai ser a procura e confiança”, completa Resende. Entretanto, apesar de tão benéfico, a estratégia pode não ser tão simples. Entre os grandes desafios que são possíveis de serem encontrados, está o fato de que é preciso saber organizar a interação entre os diversos canais oferecidos. O cliente precisa receber um atendimento coeso, na qual mesmo ele tendo acesso a meios diferentes que perceba que a empresa é a mesma e todos possuem o mesmo discurso. “As principais ferramentas que temos para vencer esses desafios é através de Sistema de Informação e treinamento da nossa equipe de vendas”, aconselha o executivo.
Na história da MRV Engenharia, a venda em multicanais já está presente há mais de 10 anos, quando foi criado o atendimento online e, de acordo com o diretor, hoje já “representam 35% dos negócios da companhia, o equivalente a R$ 2 bilhões em  vendas, ao ano”. E o sucesso é fruto de diversos estudos sobre o comportamento do consumidor, que, aliás, motivou a empresa a iniciar o atendimento também via o aplicativo WhatsApp. “Identificamos que 30% dos clientes acessam o nosso site pelo smarthphone e, recentemente, vimos que mais de 80% dos consumidores potenciais usam Whatsapp. Assim, iniciamos as vendas através desse aplicativo há poucos meses e hoje a ferramenta já representa mais de dois milhões das vendas mensais da MRV”, conta. E esse não é o fim, pois Resende espera que novos canais surjam no futuro e fará parte da missão da empresa estar preparada para acompanhar as demandas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCisco tem novo CEO
Próximo artigoPessimismo irá impactar Dia das Mães