Na busca do bom relacionamento on-line

0
1
A internet se mostrou ser um ambiente muito favorável para quem quer apresentar e compartilhar seus produtos e serviços. Liberdade, baixo custo e praticidade são apenas algumas das suas qualidades. Porém, segundo o especialista em empreendedorismo digital Alan Pakes, tudo isso é acompanhado de um aspecto negativo e que aterroriza muitos empreendedores: a alta concorrência. Justamente pela facilidade em vender e anunciar nas mídias sociais, muitas pessoas optam por esse caminho e é cada vez mais trabalhoso manter os fãs interessados e supridos de conteúdo. “Se você não estiver atento às mídias, se não postar com frequência e nem estiver de olho nas tendências é provável que seus fãs migrem para outros vendedores que atuam com mais força ou maior persuasão”, explica Pakes, organizador do Conaed (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital).
Para conseguir manter o espaço e vender mais nas mídias sociais, o especialista oferece algumas dicas práticas: 
Planejamento: crie uma campanha antes de começar a disseminar seu conteúdo e sua marca na internet. Planeje com detalhes e aborde diferentes possibilidades para não ter o risco de se perder. Decida que mensagem vai passar, seja uma promoção, uma transformação ou um tema para seus fãs participarem do debate. Não assuma que as qualidades que você quer passar são as mesmas que seus possíveis clientes estão procurando. Você pode achar ideal falar o tanto que se esforçou para ter esse conhecimento ou todos os estudos que fez, embora isso seja importante, as pessoas estão querendo saber quais os benefícios e como seu produto vai alterar suas vidas para melhor. Crie conteúdo que resolva dores menores do seu possível cliente. Dê alguns passos que ele possa aplicar imediatamente e que, de fato, gerem algum resultado. Não espere para falar com seus consumidores apenas quando quiser vender.
Postagens: não agende todos os seus posts, muito menos se eles todos tiverem uma mesma mensagem. As pessoas gostam de saber que existe uma pessoa de verdade do outro lado da tela, então poste alguns conteúdos atuais, notícias e outras coisas que mostrem que você está atento ao que acontece e ao que interessa na vida delas. Explore outras maneiras de expor e compartilhar seu conteúdo e seu produto. A melhor maneira é fazer pesquisas e perguntar para as pessoas o que elas gostariam de ver, como gostariam de receber informações, etc. Descubra o que seu público está esperando de você. Para incentivá-los a responder, deixe suas respostas em destaque, compartilhando ou retweetando em sua página. Veja quais os fãs que já falaram de você nas redes ou que elogiaram de alguma forma seu produto ou serviço. Dê algo especial para eles, seja um brinde ou um reconhecimento especial. Isso incentivará outros a fazerem o mesmo para terem a oportunidade de ter destaque.
Relacionamento: não considere as plataformas sociais um lugar para transformar usuários em consumidores (a menos que você esteja apenas anunciando). Essas redes são ideais para engajamento e para construir confiança.  É através das redes sociais que você mostrará aos seus fãs o que você tem a oferecer. Aumente cada vez mais esse relacionamento. Crie promoções com prazos específicos, trace estratégias para cada mês e não vincule o mesmo conteúdo de novo e de novo, pois as pessoas buscam diversidade. Não se esqueça de checar seus dados para saber de onde as pessoas estão vindo, acompanhe quem compra de você e faça gestos especiais, como um e-mail de agradecimento, um cupom on-line de desconto ou uma mensagem de agradecimento. Eles ficarão mais propensos a compartilhar com os outros sobre o seu produto e você pode, inclusive, convidá-los a fazer esse compartilhamento.
Você apenas começará a fazer vendas nas redes sociais se criar um ambiente de relacionamento e confiança para seus fãs/seguidores. As pessoas buscam esses canais quando querem saber se um produto é confiável. Uma marca que não atue em nenhuma rede, por melhor que seja, ganha olhares de desconfiança e dúvida. Você deve estar presente e dar conteúdo de qualidade aos seus fãs, independentemente de eles comprarem de você hoje ou daqui um ano. Isso fará toda a diferença e te dará não apenas fãs, mas consumidores dispostos a comprarem tudo que você oferecer.