Nesse momento a maior preocupação é quanto à crise na Europa, na opinião de Todres. “Caso, realmente, haja um grande enfraquecimento do Euro, irá dificultar muito a economia global, puxando o dólar junto, e deixando a todos em estado de alerta. O que acarretará em uma série de fatores que desacelerará nossa economia, diminuindo o poder do consumidor”, alerta o executivo. Porém, a expectativa é mesmo de expansão. “Com proximidade dos mega eventos esportivos, esperamos que o setor de turismo aqueça cada vez mais”, comenta.
Quanto ao perfil do novo consumidor, o executivo aponta a ascensão econômica da Classe C e enxerga um cliente cada vez mais exigente. “Agora ele não quer só preço baixo, ele quer bom atendimento e personalização”, segundo Todres. “O cliente já domina a ideia de que ele possui 100% do poder da compra, e cabe a nós entender e atender os anseios desse novo perfil. A principal estratégia consiste em assegurar de todas as formas possíveis que o cliente não se sinta deixado de lado pela sua marca”.