Não acredite em tudo o que você pensa

0
2


Quantas vezes somos traídos por nossos próprios pensamentos e induzidos a ações equivocadas? É por acreditarmos piamente naquilo o que pensamos que tantas vezes caímos em ciladas armadas por nós mesmos. Pesquisas realizadas pelo professor e especialista em tomada de decisões Thomas Kida atestam que nossa cabeça pode, sim, nos pregar peças e que a saída é adotar o pensamento cético e crítico e afastar as chamadas justificativas pseudocientíficas.

Recém lançado no Brasil, o livro “Não acredite em tudo o que você pensa: os seis erros que cometemos quando pensamos”, da editora Campus/Elsevier, analisa porque a humanidade está disposta a formar crenças bastante fora do comum, a partir de evidências inconsistentes. Segundo Thomas, o ser humano parece estar inclinado a acreditar – por conveniência ou facilidade – em fatos inverossímeis, e menos nas evidências. “Formamos muitas crenças incorretas porque temos a tendência natural de avaliar as evidências de forma distorcida e errônea”, avalia o autor.

Se nos é confortável, o que há nada de mal em confiarmos nestas crenças? O perigo vem quando elas afetam – e invariavelmente o fazem – as nossas decisões. Thomas Kida faz uso de diversos exemplos extraídos do cotidiano para explicar suas constatações científicas.

“Não acredite em tudo o que você pensa” tem como objetivo tratar do processo de como formamos nossas crenças e tomamos decisões, além de examinar várias possibilidades de darem com os burros n’água. Uma crença é um ponto de vista que acreditamos ser verdadeiro. Elas vêem de uma reação instintiva ou do tempo e da energia que gastamos pensando sobre algo, antes de a crença ser formada.

Thomas Kida avalia ainda a influência da comunicação de massa sob o público, como se tudo o que fosse dito pelos seus meios constituíssem verdades absolutas, quase científicas. Mas, na verdade, fortificam o que o especialista chama de pseudociência. Os meios de comunicação constituiriam uma ferramenta de firmação da pseudociência, que nos deixa ainda mais propensos a erros em nossas crenças e tomadas de decisões.

Serviço
Título: Não acredite em tudo o que você pensa: os seis erros que cometemos quando pensamos
Autor: Thomas Kida
Editora: Campus/Elsevier
Páginas: 320
Preço: R$ 49,90