O natal já está próximo e o varejo já começa a se preparar para enfrentar o aumento no volume de vendas. Para o e-commerce a época gera um cenário que parece quase impossível de manter o equilíbrio entre o efetivo de vendas, o cumprimento de prazos e a estrutura digital para suportar o aumento dos acessos. Neste período do ano é importante que as empresas de comércio virtual se preocupem em satisfazer o cliente e aproveitem a ocasião para fidelizar o cliente.
“O lojista deve se preocupar em manter o bom desempenho do site, pois a velocidade de carregamento das páginas influência diretamente nos resultados das vendas”, afirma o diretor de marketing da VTEX, Alexandre Soncini. O executivo sugere que as adaptações para o natal sejam feitas de acordo com o tráfego estimado, e também aconselha a usar artifícios para a aceleração da distribuição dos produtos comprados.
Já para o sócio-fundador da Uniconsult Sistemas, Fernando Di Giorgi, os principais investimentos na época devem estar focados nos processos logísticos internos estáveis. “É preciso ter total confiança de que a quantidade máxima de pedidos seja atendida”, indica. Além disso, o executivo reforça que os sites não devem vender mais do que tem no estoque. Outra dica é prolongar o prazo de entrega do produto dado ao consumidor, para evitar experiências negativas.
Di Giorgi também aconselha sobre a armazenagem dos produtos. “Itens de baixo giro devem ser estocados em locais de acesso mais difícil, assim como os itens com poucas unidades”, explica. Enquanto produtos que devem ser mais vendidos precisam estar em um estoque mias acessível.