Natal: brasileiro vai às compras



Até o fim do ano, o consumidor brasileiro deve ir às lojas comprar mais de quatro presentes, gastar em média R$ 83 com cada um, pagar à vista e, como de costume, deixar para fazer as compras de última hora. O produto mais procurado pelo consumidor serão os itens de vestuário. E mais: a maioria (56%) dos brasileiros deve investir no visual e comprar roupas novas para comemorar o Natal ou o Réveillon. Essas são as constatações da Pesquisa de Natal encomendada pela CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo SPC Brasil. Para realizar o estudo, foram ouvidos 866 consumidores e 606 lojistas de todas as capitais do país, em novembro deste ano.

 

Os dados do estudo mostram que sete em cada dez brasileiros (73%) devem ir às lojas neste ano comprar presentes de Natal. Ao cruzar estes dados com a classe social dos entrevistados, temos que as faixas A e B devem comprar mais (85%) do que as C e D (65%). “As recentes pesquisas do SPC Brasil revelam que a inadimplência é mais frequente nas classes C e D. A menor intenção de compra entre estes consumidores revela pessoas mais comprometidas em saldar as próprias dívidas do que consumir, o que é muito positivo”, analisa a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos.

 

A maioria (73%) dos consumidores disse que iria gastar, em média, até R$ 100 por compra. O tíquete médio deve ser de R$ 83. Em 72% dos casos, os produtos serão pagos a vista, em dinheiro ou no cartão de débito. Os locais preferidos para as compras serão os Shopping Centers (48%), seguidos pelas lojas de rua (36%). O estudo também revelou que os brasileiros vão deixar para fazer as compras em cima da hora. Segundo os consumidores entrevistados, 25% se anteciparam e já compraram o presente de Natal. No entanto, a maioria (69%) vai deixar para ir atrás do agrado de final de ano neste mês de dezembro. 2% vão deixar para presentear depois do período natalino e, assim, aproveitar as tradicionais liquidações de janeiro.

 

Expectativa do varejo

A pesquisa também ouviu empresários do varejo para sondar as expectativas dos lojistas para as vendas de fim de ano. Os números mostram que o setor está confiante no cenário econômico nacional e espera que os resultados neste fim de ano superem o obtido em 2011. Para 66% dos comerciantes, as vendas em dezembro serão melhores do que as do ano passado. Dos entrevistados, 38% acreditam que o crescimento será de até 10%. Além disso, 31% estão bem mais otimistas e esperam vendas até 20% maiores. Já 22% dos varejistas têm expectativa de vendas em 2012 iguais as de 2011. A minoria, 10%, está pessimista e conta com resultado pior que o ano passado. O principal motivo para tanto otimismo no comércio, de acordo com os próprios empresários entrevistados, é a melhor qualidade e variedade de produtos (34%). Em segundo lugar vem os produtos com preços menores (15%), seguido pela maior renda do brasileiro (9%) e pelo aumento da oferta de crédito (8%).

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