Navegação protegida

0
1



O projeto Navegue Protegido é uma iniciativa da Microsoft Brasil, que conta com apoio institucional do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Abrinq e ONG Associação Cidade Escola Aprendiz, para incentivar a conscientização e a navegação segura na Internet. O projeto está apoiando oficialmente o Dia da Internet Segura, celebrado no dia 10 de março.

 

O Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) foi criado em 2004 pela Insafe, rede de organizações patrocinada por um programa de segurança da Comissão Européria. Desde então, o alcance da data tem crescido muito. Em 2008, mais de 120 organizações em 56 países participaram dos eventos envolvendo a data. Neste ano, ocorrerão atividades educativas e de prevenção em 65 países.

 

No Brasil, a organização do evento, que tem como objetivo promover o uso ético e seguro da Internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos e guias de boas práticas, está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil e do Ministério Público Federal. O projeto Navegue Protegido, que desde 2003 ajuda os usuários comuns de PC a identificar sites não seguros e, ainda, orientar pais, professores e crianças a aumentar a segurança e privacidade na web, além de disseminar as práticas mais seguras para compras on-line e operações bancárias, recebeu 1,5 milhão de visitantes somente nos últimos dois anos.