Quase 30% das empresas já compram ou vendem pela Internet, principalmente as da indústria e do atacado, de acordo com pesquisa realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Concluída em janeiro de 2010, o estudo foi feito a partir de 500 entrevistas com gestores de empresas de todos os segmentos, em São Paulo, com foco nas micro e pequenas empresas.
A superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi, destaca que entre as empresas que ainda não realizam negócios pela Internet, quase a metade (47%) declara que não o faz por “falta de necessidade de usar esse canal”, mas 19% dizem que falta estrutura ou conhecimento para utilizar as ferramentas de comércio eletrônico. “Na minha avaliação, dentre as empresas que dizem não ter necessidade existe ainda grande desconhecimento sobre as possibilidades que a web oferece”, opina.
Das empresas que fazem negócios (30% do total) na Internet, 60% têm loja virtual e 64% das compras são de pessoa jurídica, ou seja, mercado B2B. Aproximadamente 11% fazem e-commerce, ou seja, vendas BtoC. Dessas, a solução logística mais utilizada, além da própria empresa (15%), são os Correios (15%).
A idéia de um selo que ateste a credibilidade de uma loja virtual é bem aceita entre as empresas que já possuem uma loja deste tipo. Uma fatia de 78% se diz interessada ou muito interessada por ter um selo. “A ACSP está trabalhando nessa questão que impactará em maior credibilidade nas transações on-line através da análise de diversos critérios pré-estabelecidos”, explica Sandra.