Newsletter não é e-mail marketing

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Autor: Veruska Reina


A newsletter é extremamente eficaz para construir relacionamentos com os clientes, trabalhar o branding e gerar leads. Porém, para alcançar estes objetivos é preciso cuidar do trabalho prévio, ou seja, fazer com que as mensagens sejam construídas com conteúdo valioso para os leitores. Quando alguém se cadastra para receber uma newsletter em um determinado portal, espera por informações úteis como dicas, notícias, tendências, opiniões, etc. Com certeza, a intenção não é ser bombardeado com propagandas, embora as mesmas também possam fazer parte, de forma sutil, do conteúdo.

 

E, justamente pelo dever de ser sutil, o foco no conteúdo qualitativo a ser divulgado deverá ser a parte fundamental para o alinhamento com as expectativas do público que recebe a comunicação. Transmitir informações relevantes e pertinentes é o principal para criar uma relação de confiança e garantir que a newsletter seja sempre bem-vinda. O formato newsletter tem o objetivo de informar o leitor e não, anunciar. Ele não pode ser equiparado com um e-mail marketing, hoje desenvolvido para campanhas de produtos e/ou serviços.

 

Estratégia

Comece no processo de opt-in. Descreva o tipo de conteúdo que ela contém e disponibilize, na própria página de cadastro, um link para a última newsletter. Caso trabalhe temas distintos e/ou periodicidades diversas, dê opções de escolha. O leitor deve escolher quais temas lhe interessa e a periodicidade que irá receber. Isso se chama segmentação, essencial nos dias atuais.

 

A linha de assunto da mensagem representa um alto percentual do fator decisório para abertura da mensagem. Lembre que cada provedor ou programa de e-mail possui uma configuração específica para limitar a exibição do assunto da mensagem. Use um assunto curto. Desta forma, a maioria o verá por completo. Não se sinta limitado a usar o título de um artigo. Você pode pensar em algo no estilo de uma manchete de jornal, que se destaque . Também pode personalizar o assunto para que chegue de acordo com os perfis que compõem a base de contatos.

 

Colocar o nome do remetente na linha de assunto, logo depois da frase é uma boa idéia, pois algumas pessoas não expõem na caixa de entrada o campo “From”. Esta estratégia permitirá que, mesmo sem a visibilidade desse campo, o destinatário veja o remetente no assunto, o que trará maior probabilidade de clique no e-mail.

 

Identifique o foco central da newsletter. Estabeleça uma abordagem editorial e dê personalidade a comunicação. Passe ao leitor a sensação de que existem pessoas “pensando em dados importantes” do outro lado. Você pode escolher alguém para ser o rosto do editorial e, se quiser, também pode utilizar algum humor nos textos. Seja simpático e não tenha receio.

 

Se você costuma enviar mais de dois artigos, pode incluir no topo da newsletter um texto com uma breve descrição dos temas que serão abordados. Caso a newsletter tenha um conteúdo mais extenso, trabalhe com uma lista que menciona todos os títulos dos artigos inseridos na peça. Cada item do “índice” também pode conter um link (âncora) para os textos que, possivelmente, não estão ao alcance dos olhos do leitor.

 

Evite textos longos. A melhor alternativa é utilizar uma chamada em cada artigo. Elabore um texto curto que servirá como uma chamada que motive o leitor a acessar o material completo no seu Website. E, ao invés de criar links no final destas chamadas como: “saiba mais”, “clique aqui”, etc., escolha a parte mais atrativa da frase e coloque como link. Seja prático e principalmente didático. Evite textos muito técnicos e pouco objetivos.

 

Separe o conteúdo em seções. Utilize colunas para a informação que não é o foco principal da comuniçação. Isso inclui o que falamos acima de sutis propagandas. Esta separação permite ao leitor encontrar facilmente o que procura e partir para o que agrega mais valor para ele no editorial. Lembre-se que não é um anúncio e tudo que fizer referências à sua empresa, produto ou serviço deve ser feito com leveza. Feito assim, não parecerá inadequado perante os leitores e não impedirá que atinja os objetivos da newsletter.

 

Conteúdo

Use as estatísticas de cliques, oferecidas por plataformas de envio de e-mail marketing que possuem essas funcionalidades, para direcionar o foco do editorial. Acompanhe continuamente as seções e os tipos de assuntos que mais resultam em cliques. Utilize estas informações para definir os temas que devem ser mais explorados nos próximos editoriais. Monitore o também o website. Descubra quais conteúdos são mais visitados.

 

As pessoas que trabalham com você são fontes de idéias para o conteúdo. A equipe de atendimento ao cliente, em particular, pode ter boas sugestões já que lidam diretamente com o público externo e enfrentam perguntas diariamente. Solicite artigos de parceiros ou de especialistas do setor. Usar fontes externas ajudará a mostrar o valor da newsletter ao público, diminuindo a impressão de autopromoção.

 

Estudos de caso são sempre de interesse para os leitores. São exemplos práticos de estratégias de sucesso e transmitem ao leitor o valor das soluções da sua empresa. Se possível, forneça informações estatísticas para o público. As pessoas estão sempre interessadas em saber o que as empresas do mesmo setor de atuação estão fazendo e como anda o mercado. Com esses números, obtêm uma parametrização entre as atividades e as tendências da área.

 

Realize enquetes, de vez em quando. Além de criar mais um canal de interatividade, você poderá descobrir novas necessidades e interesses e, o melhor, poderá utilizar o resultado da pesquisa como base para futuros artigos com dados relevantes. Feedback também é importante. Após cada artigo, dê opção para que os leitores possam facilmente lhe enviar comentários sobre o tema e sugestões para os próximos artigos.

 

A garantia de abertura das mensagens eu não posso dar, mas as dicas para a garantia de uma boa imagem e a maior probabilidade para que as expectativas sejam alcançadas, com certeza.

 

Veruska Reina é CMO da Virid Interatividade Digital. ([email protected])