A Nextel divulgou, pela primeira vez, os números correspondentes ao consumo da internet móvel de sua rede. Os dados apontam que os acessos às redes sociais e vídeo streaming (YouTube) correspondem a 55% do tráfego de dados da operadora. Ultrapassando, desde setembro de 2015, a navegação em sites (web brownsing).
O líder na utilização da rede é o Facebook. O tráfego pela rede social representa 24% do total de dados da empresa. Já os aplicativos de troca de mensagens instantâneas utilizam 9,5%, com destaque para o Whatsapp, que corresponde a 8,7%.
No Brasil, segundo a Anatel, a Nextel possui quatro milhões clientes. Considerando o recorte de consumo de dados 4G a operadora detectou um aumento de aproximadamente 400% a partir de junho de 2015, época em que sua cobertura na cidade foi ampliada.
A pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início do mês, aponta que cerca de 136,6 milhões de pessoas de 10 anos ou mais tinham celular em 2014. O número representa 77,9% da população brasileira. Além disso, pela primeira vez, o uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador – 80,4% contra 76,6%.