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No caminho do omni-comércio

Atualmente, não restam muitas opções às empresas senão investir em inovações e tecnologias. Uma estratégia vital tanto para a fidelização de clientes quanto para o auxílio na gestão do negócio, permitindo ficar à frente da concorrência e conseguir agilizar a realização de processos. Por mais que seja uma necessidade exigida, é importante, em um mundo que está mais conectado a cada dia que passa, não ficar defasado. Principalmente, se a empresa está em um mercado personalizado e compete com os mais variados varejistas, online e offline, assim como a Decathlon.
O diretor de omnicommerce, Gregory Hanffou, explica que a primeira preocupação da empresa ao vir para o Brasil foi com o atendimento. Assim, o foco foi recrutar profissionais brasileiros e ter uma produção nacional, a fim de garantir melhores preços aos consumidores. “Além disso, nosso trabalho é oferecer uma oferta omnicomércio para satisfazer as necessidades do cliente”, comenta. Aliás, o termo “omnicomércio” citado por ele é alcançado por meio da construção de uma comunicação “one to many”, ou em português um para todos. Ou seja, uma estratégia de comunicação em que permite atender uma quantidade grande de clientes, em diferentes canais, porém de forma homogênea. “Estamos investindo cada vez mais em novas tecnologias que facilitem o trabalho de nossos colaboradores, atingindo diretamente a gestão com nossos clientes”, adiciona. Como o atendimento via chat, que será implementado.
Aliás, o trabalho dos colaboradores também é um desafio para a empresa. Hanffou conta que é complexo mantê-los felizes para serem produtivos e manterem a excelência, a fim de garantirem a satisfação do maior número de esportistas. “Para sanar essa problemática, temos recrutamentos esportivos para nos certificarmos que estamos contratando o perfil certo de colaborador.” A capacitação é importante, justamente, porque o mercado ao qual a Decathlon está inserido cresce constantemente e aproveitar essa oportunidade é a chance de conquistar novos públicos. 
Junto com os profissionais, a empresa ainda se volta no esforço de ouvir seus clientes e procurar por formas de centralizar os contatos dos consumidores. Permitindo, assim, que todos sejam ouvidos e tenham suas demandas atendidas. “O sentido da empresa é ´Innovation Lovers, for the happiness of all´ (Amantes da inovação, para felicidade de todos). Portanto, estamos constantemente buscando inovações que possam melhorar as vidas de nossos colaboradores e clientes.”

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