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Norsa/Coca-Cola agiliza processos com BI


Necessidade de acesso dinâmico e seguro a informações relevantes sobre o mercado, que possibilitassem a criação de relatórios globais e conseqüente ampliação da base de conhecimento, que gerassem novas oportunidades de negócios. Diante desse quadro, a adoção de uma ferramenta de Business Intelligence foi a melhor alternativa encontrada pela Norsa, empresa franqueada ao Sistema Coca-Cola no Brasil, para melhorar o processo de gestão corporativa.

Dessa forma, a empresa investiu R$ 1 milhão e contratou a Neoris, empresa global de consultoria de TI, para criar e implementar uma solução de BI utilizando os componentes da plataforma SAP Netweaver – Business Warehouse (BW) e o Enterprise Portal (EP). “Um relatório levava, em média,15 dias para ser finalizado. Utilizando a solução da Neoris, esse processo dura apenas algumas horas”, afirma George Moura, coordenador de vendas da Norsa/ Coca-Cola.

Além da rapidez e unificação dos relatórios, outros benefícios conquistados pela Norsa foram a conexão das informações capturadas interna e externamente – tais como as pesquisas de mercado realizadas pela Nielsen e consultas de satisfação junto aos canais de vendas -, mais facilidade para elaborar módulos de planejamento e orçamento, e integração entre as outras ferramentas já existentes no sistema corporativo da Norsa. Hoje a empresa consegue verificar se ações planejadas foram efetivamente executadas.

A partir de bases consistentes de informação, criadas pela ferramenta de BI de acordo com as características de gestão de negócios da Norsa, 70 executivos de nível gerencial têm acesso a um volume bem mais detalhado de dados, que anteriormente ficavam restritos a apenas parte dos usuários. Ou seja, a ação isolada de um departamento passa a ser exposta à toda corporação, padronizando e facilitando o processo de tomada de decisões e o controle das estratégias”, explica Moura.

Segundo Alexandre D´Aquino, diretor de soluções da Neoris, “o desafio do projeto foi fornecer informações que permitissem à Norsa conhecer o potencial do seu mercado, o comportamento do ponto de venda e as preferências do consumidor em cada localidade que ela atua”. “A empresa pode segmentar a sua estratégia comercial por meio da melhor oferta de produto, embalagem, preço e serviços para cada um dos seus canais de vendas, ampliando os seus níveis de rentabilidade”, completa.

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