O Banco Nossa Caixa treinará 95% dos cerca de 15 mil funcionários até dezembro. Os treinamentos visam, sobretudo, à busca da excelência na qualidade dos serviços e do atendimento aos clientes e se destinam aos funcionários das agências e da administração do banco. A maior parte dos 500 cursos oferecidos em 2008 concentra-se neste segundo semestre.
A grade inclui cursos que objetivam aprofundar o conhecimento dos produtos e serviços ofertados pelo banco. Dessa forma, cerca de 840 gerentes participarão de aulas que detalham o funcionamento de fundos de investimento. Outros oito mil funcionários – 73% dos que trabalham na rede de agências – serão preparados para fazer o exame de certificação da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). O programa aborda conceitos de economia e finanças, do Sistema Financeiro Nacional e prepara os profissionais para orientar os clientes sobre os produtos de investimentos e os riscos pertinentes a cada aplicação.
Aproximadamente 300 empregados que trabalham com fundos de investimentos e na mesa de operações também participarão de aulas preparatórias para as provas da Anbid. Neste caso, o público alvo são os funcionários que atendem instituições financeiras; seguradoras; empresas de previdência complementar; e investidores pessoa física ou jurídica, com valor aplicado igual ou superior a R$ 300 mil. Essa certificação da Anbid é obrigatória a todas as instituições financeiras. Oferecer um programa preparatório, no entanto, é prerrogativa de cada banco.
Também estão planejados treinamentos específicos que aprofundem o conhecimento dos funcionários sobre outros produtos e serviços. Os cursos visam ainda ajudar os funcionários a traçar o perfil de cada cliente e, assim, identificar as necessidades. Para aperfeiçoar o atendimento oferecido aos clientes que visitam as agências e Postos de Atendimento Bancários (PAB´s), a Nossa Caixa programou cursos como o de Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada para a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.
Auxiliar as micro e pequenas empresas clientes do banco a se fortalecerem comercialmente é o foco de outro programa oferecido pela Nossa Caixa a 800 gerentes pessoa jurídica. E em parceria com a Nossa Caixa Mapfre, o banco oferece dois treinamentos: “Nossos Talentos” e “Nossos Líderes”. Em ambos os casos, a finalidade é a valorização dos funcionários.
Até dezembro, todos os 3,7 mil funcionários da administração também deverão passar por pelo menos um dos cursos oferecidos para as respectivas áreas. O objetivo é fornecer ferramentas que os ajudem a: desenvolver novos projetos; analisar estratégias comerciais; buscar e usar técnicas que garantam a segurança da informação; gerir inovações; e a aprimorar as relações de trabalho.