Para dinamizar seu portal de relacionamento com o mercado e torná-lo mais interativo com o cliente, a Novartis procurou uma solução nacional que permitisse gerenciar conteúdo na web. A companhia, que possui como padrão internacional a tecnologia Interwoven (reconhecido gerenciador web), encontrou dificuldades para encontrar suporte em território brasileiro. Foi então que, depois de alguns testes, adotou a solução Pulso Hot Site Builder, desenvolvido pela Pulso, provedora de soluções em e-business.
O projeto começou em 2002 e hoje já é responsável pelo gerenciamento e manutenção de conteúdo de sete sites que compõem o portal www.novartis.com.br, sendo cinco voltados para a área médica, e dois para os consumidores finais, com informações sobre doenças e medicamentos. A previsão é manter a parceria para desenvolver até julho deste ano, um novo portal voltado exclusivamente para médicos, utilizando-se das soluções da Pulso para e-mail marketing e chats.
A instalação do Pulso Hot Site Builder, representou economia de cerca de 50% nos custos de implementação e manutenção dos portais e sites da Novartis. “Com esta solução, totalmente browser-based, a Novartis tornou-se mais competitiva, pois permite o fornecimento de informações relacionadas aos produtos e serviços com mais agilidade, utilizando, assim, uma comunicação mais efetiva e distribuída com seu público e clientes”, comenta Pedro Lenci, Gerente de TI da Novartis do Brasil.
Um dos benefícios com a implementação da solução, segundo a Novartis, foi a possibilidade dos próprios funcionários atualizarem o conteúdo online de seu portal. Além disso, os editores dos sites de produtos da empresa também dispõem de recursos de segurança e atualizações automáticas de texto, figuras, fotos e imagens de alta definição.