Novas tendências no marketing digital

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Atualmente, o marketing na web é a principal competência que vem sendo desenvolvida dentro das áreas de marketing e comunicação das empresas. As ações on-line impulsionam as vendas, estreitam o relacionamento com os clientes e melhoram a imagem dos produtos e serviços. Diante deste cenário, a Associação Brasileira de e-Business, consolidou a Pesquisa “Panorama do Cenário do Uso do Canal Web com Foco no Maketing e Comunicação nas Empresas Brasileiras”. O estudo foi realizado com 42 empresas de médio e grande porte como: Philips, Pirelli, Roche, Rhodia, Eletropaulo, Ford, Unilever, Telefonica, Fleury, Schering , GE, entre outras.

Os números indicam que a grande maioria das empresas (80%), consideram imprescindível a utilização da Internet como um canal de relacionamento. A pesquisa mostra que todas as empresas entrevistadas possuem algum tipo de website. Além disso, se vê uma evolução das empresas, por meio dos portais, para as transações on-line e para os modelos de relacionamento, deixando de ter somente um caráter institucional e informativo. Assim, nota-se que 36% das empresas ainda utilizam modelos institucionais; 44% sites voltados para informações de produtos e serviços (catálogo eletrônico); 47% vendem produtos pela Internet e 50% já estão em um estágio de relacionamento, provendo serviços de valor para os clientes.

Em relação a utilização de ferramentas de comunicação digital, o e-mail marketing foi apontado como o recurso mais utilizado por 83% das companhias. A grande tendência de crescimento está no conteúdo para dispositivos móveis com 76% de pretensão para o início de uso, seguido pelo chat on-line, com 59%. Muitas empresas (54%), também já estão apostando no provimento de serviços, incluindo tracking, emissão de segunda via, status financeiro (em B2B), comunidades, jogos (B2C), etc.

A análise também mediu o estágio de interação oferecido aos visitantes e clientes por perfil de mercado. Observa-se que os portais direcionados ao público B2C (para consumidores) estão um pouco mais evoluídos do que os voltados ao B2B (para empresas). As companhias que atendem o mercado corporativo, vem consolidando uma cultura de entendimento das vantagens que os portais de relacionamento oferecem, tanto internamente como para os clientes.

A segunda edição desta pesquisa será consolidada durante o evento II Fórum Brasileiro de Marketing de Relacionamento na Web , promovido pela Associação Brasileira de e-Business, no próximo dia 09 de novembro, em São Paulo. O fórum deve reunir cerca de 400 pessoas de diversas empresas de todo o País, no qual serão apresentadas palestras e cases inéditos de empresas como a Michelin, Motorola, Nestlé, Sulamérica e Gelita, além de debates e discussões sobre temas e ferramentas que envolvem o marketing digital.

Serviço
Data: 09 de novembro
Horário: das 08h às 18h
Endereço: WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, 12.559 – São Paulo – SP
Informações pelo telefone (11) 3044-4676