Pesquisa encomendada pela Superlist.com, startup de comércio eletrônico que oferece itens essenciais no modelo de recorrência, indicou que 12% dos consumidores das grandes cidades prefere evitar ao máximo uma ida ao supermercado, pois não têm nenhum prazer em fazer compras nesses estabelecimentos. Este número aumenta para 26% quando considerados os entrevistados que discordam totalmente ou em parte que “fazer compras em supermercados é uma atividade que dê prazer”, ou seja, um em cada quatro consumidores. A pesquisa, realizada pela MeSeems, ouviu quinhentas pessoas, entre 25 e 50 anos da região de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Em média, os consumidores ouvidos na pesquisa gastam mais de duas horas dentro do supermercado realizando compras de itens de abastecimento, mas gostariam de utilizar esse tempo em outras atividades de seu interesse. “A internet revolucionou mercados estabelecidos como o da música, dos livros e dos vídeos e está claro que também será responsável pela alteração no modo como os consumidores lidarão com a questão do varejo alimentar e sobretudo na maneira com que as residências modernas serão abastecidas”, diz Alberto Parra, CEO da Superlist.com. Para ele, serão criados novos modelos para atender às necessidades deste consumidor principalmente em áreas em que há a necessidade de atendimento constante e regular, que é o caso da compra programada (também chamada de “recorrente”). “O que este consumidor mais preza é a economia em todos os sentidos – de tempo e de dinheiro.”
FALTA DE TEMPO
A forma com que as pessoas abastecem suas casas com itens essenciais de supermercado é impactada diretamente pela falta de tempo, combinada com o maior acesso à internet. A pesquisa revela que 29% das pessoas entrevistadas concordam total ou parcialmente que a ida ao supermercado é considerada uma obrigação e gostariam de poder se livrar dela. “Percebemos que grande parte das pessoas gostaria de utilizar o tempo gasto em supermercado realizando outras tarefas mais prazerosas”, diz Patrícia Quintiliano, CMO da Superlist.com.
Ainda segundo a pesquisa, 78% das ocasiões de compra em supermercados são de abastecimento ou reposição que possuem uma dinâmica distinta de uma compra de emergência ou consumo imediato, tanto em relação ao sortimento quanto à escolha do estabelecimento em que a compra será realizada (atacarejo, supermercado ou mercado de vizinhança).
Outra informação revelada por uma pesquisa complementar realizada por consultores contratados pela Superlist.com é que as pessoas, quando realizam compras de abastecimento pela internet, estão procurando principalmente quatro atrativos: 1) facilidades que o ambiente online oferece; 2) descontos e promoções; 3) disponibilidade do produto; e 4) poupar tempo e esforço.