O atendimento está nos detalhes

É crescente a preocupação das empresas varejistas em procurar maneiras para conseguir vender mais, conquistar mais cliente, engajá-los e satisfazê-los em suas necessidades. E não são poucos os desafios. Se não bastasse a crise financeira, que prejudicou a confiança dos consumidores, diminuindo suas visitas aos pontos de vendas e também a vontade de colocarem a mão no bolso. Agora, as marcas precisam lidar junto a tudo com o varejo eletrônico. Principalmente, aquelas que ainda não possuem um e-commerce, é presente a crítica de que as pessoas estão preferindo fazer compras virtuais, ao invés de visitar seus estabelecimentos. Como fazer, então, para reverter tão situação?
A consultora de negócios de moda da Mood, Bianca Scampini, acredita que a imagem pessoal da loja é um dos pontos principais para aproximar as pessoas à marca. “A loja é a primeira impressão do negócio”, aponta ela. Dessa maneira, a executiva ressalta alguns pontos que devem ser investidos pelos varejistas, especialmente no treinamento de seus colaboradores.
 
Seja cordial
Não é só por uma questão de conquista do público, mas também de educação com quem entra no estabelecimento. “Por muitas vezes as pessoas entram e saem de uma loja onde nem se quer recebem um ‘Olá’. Parece um pouco absurdo dizer, mas, cada vez mais, isso vem acontecendo no varejo: vendedores esquecem que a cordialidade é a chave para uma boa venda”, comenta a especialista. “Não interessa se é sua vez de atender o cliente. Seja cordial!”
Cuide do seu cliente
A concorrência está cada vez mais acirrada e, por isso, o cuidado com o cliente é primordial e um diferencial para a fidelização dele. Bianca aconselha que, ao conhecer o consumidor, é importante perguntar o nome dele, pois de início mostrará interesse e passará a sensação de que ele é especial. “Anote também o nome e o telefone no cadastro e tente encontrar uma relação comum, como convidar para os eventos que a loja promove, ação de Dia dos Pais, Natal, para seja lembrado”, adiciona. Mas ela alerta: cuidado para que não haja inconveniências.
Respeite as escolhas do cliente
“Se ele te pediu uma camisa branca, mostre a que ele pediu em primeiro lugar e depois outras opções”, conta a consultora. Somente depois apresente outras opções e, se caso ele mostrou não gostar de listras, por exemplo, não tente o convencer do contrário. “Respeitar suas escolhas é importante para que o cliente se sinta confortável na loja e, mais importante, não o julgue, cada um tem seu estilo e deve ser respeitado por isso”, afirma. Além disso, ofereça três peças, uma de cada estilo. No caso de um vestido, apresente uma opção lisa, uma de cor intensa e outra estampada. “Veja qual o cliente prefere, este e um sinal de qual caminho seguir a partir dali”, explica.

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