Pode parecer impossível imaginar uma vida sem Internet, redes sociais ou dispositivos móveis. Mesmo para aqueles que viveram em uma época que a conectividade não existia e hoje estão massivamente inseridos nesse mundo, fica difícil de lembrar e, inclusive, acreditar que um dia era preciso, por exemplo, procurar em enciclopédias algo que hoje o Google traz em segundos. Ainda assim, há muitas pessoas que encontram dificuldades em se adaptar a tanta modernidade. Até porque, novidades surgem quase todos os dias, o que torna um desafio acompanhar tanta transformação.
O público que tem mais de 60 anos é um dos que mais sente essa dificuldade de adaptação às inovações. Entretanto, esse também é um grupo que desejar ultrapassar essa barreira. Percebendo essa necessidade, o Grupo Prepara passou a disponibilizar produtos específicos para essa fatia do mercado. Até porque, o presidente da rede, Rogério Gabriel, conta que sua metodologia de ensino, com um sistema individualizado, chamou atenção desse cliente, fazendo com que uma quantidade cada vez maior de idosos se aproximasse da empresa. “O público da melhor idade, até por influência de filhos e netos, que comentaram do modelo de ensino, começaram a vir e conhecer a escola. O que chamou atenção dele foi o fato de cada um caminhar na sua velocidade e na sua forma de aprendizado”, informa.
Ao contrário dos mais jovens, que possuem uma agilidade maior de aprendizado, necessitam de maior velocidade nas aulas para se manterem interessados e têm como objetivo uma especificação mais profunda sobre o assunto. Os idosos não têm os mesmos objetivos. Primeiro, eles não têm pressa de aprenderem, bem como sua velocidade não é a mesma e nem deseja ser um expert no assunto, ele só quer, por exemplo, aprender a navegar na Internet com maior habilidade. “Ele tem realmente uma velocidade de aprendizado diferente do jovem ou do adulto. Principalmente, pelo fato de existir uma ruptura com esse mundo globalizado e da tecnologia”, ressalta o presidente. Então, justamente, por conta disso, o fato de existir uma opção de aula individual se tornou um atrativo para esse consumidor, que encontrou uma forma de melhor proveito.
Mas, muito além de só conquista-lo pela metodologia de ensino, a rede também fideliza os clientes seniores por meio de uma regra básica: respeitar as diferenças desse público. “A fidelização está relacionada, principalmente, com o fato de entender esse público, em primeiro lugar. E, segundo, com um corpo docente bem capacitado para isso”, comenta Gabriel. Ou seja, é preciso, inclusive, faze com que tanto professores quanto funcionários entendam as especificidades desse cliente o procurem atende-lo da melhor forma. Visar satisfazê-lo deve estar entre os principais objetivos, acrescenta o executivo, bem como a vontade de inseri-lo nesse mundo mais moderno e conectado. “O objetivo é coloca-lo nessa realidade, para ele poder se relacionar com as pessoas. Junto com a parte também de ocupar suas horas em cima disso”, diz. “Então, respeitar esses diferenciais é o que faz esse curso ter uma maior aderência desse público.”