O cliente no centro de tudo

Ouro no Prêmio ClienteSA 2019, na categoria Projeto visionário, o case “O Cliente é Tudo pra Gente!” do Grupo Neoenergia também foi destaque no Meeting ClienteSA – Bench & Transformação. Apresentado por Lara Silva, especialista comercial na empresa, o projeto mostra como é possível melhorar a vida de cerca de 35 milhões de pessoas por meio do atendimento de qualidade em uma das áreas que afeta muito diretamente o dia a dia de todos.
Embora a Neoenergia atue em toda a cadeia produtiva do setor elétrico, da geração à distribuição, fornecendo energia limpa e renovável, a exposição de Lara se concentrou no relacionamento com consumidores das quatro distribuidoras de energia do grupo: Elektro, Celpe, Casern e Coelba. “Nosso atendimento era bastante reativo”, explicou ela, detalhando que o foco do relacionamento estava mais no produto e na regulação do setor do que no cliente em si. O desafio se constituía, portanto, “em descobrir como trazer o cliente para o centro do nosso negócio”.
Tendo como logo o desenho de um coração estilizado, foi criado então o programa “O cliente é tudo pra gente”, o que fez a central de relacionamento sair do foco no “produto regulado” para foco na experiência do cliente. “Tivemos de olhar para toda a jornada do consumidor e melhorá-la, com simplificação e inovação”, ressaltou a executiva. Foram criados comitês locais de avaliação, estudo, ideias e aplicações em cada uma das distribuidoras.
Entre as inovações extraídas do projeto está o IEC – Índice de Esforço do Cliente. Trata-se de indicador exclusivo que mede a quantidade de interações adicionais que o cliente teve de fazer até a solicitação ser atendida. De forma inusitada para o setor – já que se trata de segmento muito regulado -, a empresa adotou também o NPS (Net Promoter Score) visando nortear as decisões dentro do projeto.
Apresentando um vídeo com depoimento elogioso dos participantes, Lara detalhou ainda a construção de um workshop interno que contou com a participação de mais de 500 líderes. Ou seja, a meta de trazer o cliente para o centro do negócio abrangeu a empresa como um todo. “Há uma consciência na organização, agora, de que o cliente é responsabilidade de todos e não apenas de uma área específica”, assegurou a executiva. “Como um dos resultados expressivos alcançados, conseguimos reduzir em mais de 20% o número de reclamações.”

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O cliente no centro de tudo

Hoje, a relação entre empresa e cliente está completamente transformada. Aliás, foi uma mudança significativa em um espaço de tempo muito curto, ocasionada, principalmente, pelo avanço do acesso ao meio virtual. Consumidores e empresas aumentaram as suas presenças nas redes sociais, bem como a frequência do uso dessa plataforma. Assim, o contato ficou mais próximo, os negócios conseguem acompanhar praticamente em tempo real o que seu público opina, quais são suas necessidades, descontentamentos e pode resolver a uma velocidade quase instantânea. Da mesma forma, as pessoas também podem estar mais próximas das marcas que possuem afinidade, saber de suas novidades e compartilhar suas realizações com ela. Não por menos, o e-commerce se beneficiou, e muito, dessa nova dinâmica. Afinal, estando já no mundo virtual, integrar os contatos se tornou mais que uma tendência. É essencial.
Com isso, o cliente que já estava no centro dos negócios no comércio eletrônico, com o crescimento das plataformas digitais passou a ter maior visibilidade, segundo o head de atendimento da Privalia, Jonatas Bezerra de Melo. “Hoje, ele convida as empresas a participarem de um diálogo e não atua apenas como receptor da mensagem. No e-commerce, essa nova realidade toma uma proporção ainda maior, já que o ambiente da negociação é o mesmo”, afirma. Sem contar o aumento da presença mobile.
Outro ponto importante, ressaltado pelo executivo, são as inovações de atendimento automatizado. Essas serão algo com maior presença no futuro. “Seguramente as empresas vão investir em novas plataformas, prestando um atendimento rápido e com acesso 24 horas por dia, sete dias por semana. Permitindo otimizar custos com grandes operações físicas de atendimento, sem perder a qualidade para o cliente final”, acredita. 
Ainda assim, mesmo que seja uma situação certa, não impede também o surgimento de desafios. Pois atender bem o cliente onde ele estiver e quando ele quiser é um processo que pode ser complexo. Para driblar esse obstáculo, Melo detalha que a Privala não só se fortalece com maior investimento em tecnologias, como também procura capacitar a equipe, para que os profissionais estejam sempre preparados na qualidade do atendimento. “É necessário estar presente onde o cliente deseja, sempre buscando entender sua necessidade e principalmente oferecer soluções rápidas com um atendimento diferenciado”, adiciona. Inclusive, é por meio do próprio contato com o consumidor que a empresa tem uma de suas fontes para melhorias. Dados como a devolução de produtos, reclamações, elogios e dúvidas mostram dificuldades, desejos e onde que o cliente está ou não satisfeito. “As oportunidades estão em entregar melhor qualidade de serviço em todas as etapas do processo. Desde compra e entrega até o processo de devolução. Precisamos garantir um bom pós venda, pois a compra não acaba quando o cliente recebe o pedido.”

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