O cliente quer benefícios

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O comércio eletrônico brasileiro está crescendo aceleradamente, mas ainda conta com alguns desafios, se comparado ao mercado internacional. Muitos clientes fazem compra em lojas virtuais do exterior devido aos valores e variedades de produtos. Dentro disso, o e-commerce nacional precisa aprimorar o negócio para poder conquistar os clientes. “Acredito que o diferencial seria realizar boas promoções como descontos reais em produtos, frete ou oferecer serviços e cortesias com o objetivo de fidelizar o cliente”, sugere Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos. 
O diferencial das lojas estrangeiras, além do preço e variedade de produtos, é a usabilidade, como a compra na plataforma mobile, dando comodidade ao consumidor, segundo o executivo. “Em contrapartida, muitos brasileiros deixam de lado a variedade e preço por causa da entrega e forma de pagamento. Hoje as maiores lojas oferecerem o frete grátis e rápido dependendo da região além de oferecer parcelamento e a possibilidade de pagar por diferentes meios de pagamento”, ressalta Pedro Eugenio.
O principal ponto a ser melhorado no e-commerce brasileiro com relação ao estrangeiro, segundo o CEO, é o entendimento de compra e perfil do usuário para ser mais assertivo. “As lojas devem utilizar tecnologias capazes de direcionar os produtos desejados pelo usuário de acordo com o seu perfil. A experiência de compra precisa ser melhorada, principalmente quanto ao processo de entrega do produto”, conclui Pedro Eugenio.