O Covid-19 foi um ponto de virada para empresas de tecnologia e deixará um dos maiores legados para o setor de negócios: coragem digital. A pandemia obrigou as empresas a, de um dia para o outro, mudarem a maneira como trabalham e como se relacionam com funcionários e clientes. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Zoho à Toluna, feita com 450 empresários e tomadores de decisão, 58% dos entrevistados tiveram problemas para acompanhar ou se comunicar com atuais e potenciais clientes.
Ainda segundo o estudo, 31% dos entrevistados tiveram dificuldade em escolher as melhores plataformas/aplicações para ajudarem os funcionários no home-office. Além disso, 25% consideram ainda que uma das maiores dificuldades enfrentadas pela empresa foi conseguir acompanhar o que os funcionários estavam fazendo para continuar com a entrega enquanto trabalhavam remotamente.
Segundo Rodrigo Vaca, gerente geral da Zoho no Brasil, essa mudança repentina teve um impacto significativo nos negócios. “Se, para algumas empresas e setores, a digitalização já era uma vantagem, agora é essencial. Muitas empresas ainda estão no início da jornada de digitalização e agora são forçadas a acelerar esse processo e testar suas idéias. Nossa pesquisa revelou que dos 850 entrevistados, apenas 35% deles tiveram instruções claras sobre como trabalhar remotamente. Estamos todos aprendendo e ainda construindo boas práticas, mas a mudança chegou para ficar”, afirmou.
Para o executivo, existem mais dados sob controle do que nunca, mas muitas empresas ainda não os estão aproveitando porque eles existem em silos. “Ao pensar na tecnologia da sua empresa, considere como seus sistemas funcionam juntos. Todas as plataformas que você usa no seu escritório se comunicam? É fácil extrair dados de um e importá-lo para outro? Se você respondeu não, considere adotar um software que possa conectar todos os pontos da sua empresa.”